Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

O que fazer em Zadar?

O que fazer em Zadar?, O que fazer na Croácia? Veja com detalhes como chegar em Zadar, o que visitar na cidade histórica e o melhor custo x benefício de hospedagem.
  O que fazer em Zadar? Saí do Parque Nacional Krka com a hora já meio apertada, mas a estrada era muito boa e deu pra chegar em Zadar no tempo planejado correndo pra assistir o tão esperado pôr do sol na Riva (rua Obala Kralja Petra Kresimira IV com rua a Istarska Obala). 

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.




KRKA - ZADAR: Mapa para reconhecimento do local.

  Zadar é conhecida como a porta de entrada da Dalmácia, tem aeroporto e é um ponto estratégico para quem deseja conhecer os Lagos Plitvice e Zagreb (capital do país). Confesso que não me encantei muito pela cidade, talvez, porque já tinha passado por outras e a comparação é inevitável. Ela tem o seu valor histórico, com certeza, mas acaba sendo um lugar de passagem e não para ficar alguns dias.

ATENÇÃO: vale  a pena pernoitar em Zadar, pelo menos, uma noite. Dessa forma, voce consiguirá assistir o pôr do sol na orla (deslumbrante) e curtir as luzes dançantes provindas das placas solares.



Seguem algumas sugestões de hospedagem na cidade:

  1. Hotel NIKO
  2. PANSION Maria
  3. Villa LIBURNUM
  4. VILLA Julian
  5. HOSTEL 4 You
  6. The HOSTEL
  7. Apartments & Rooms ANDREA
  8. Hotel DONAT - All Inclusive
  9. Hotel MEDITERAN
  10. Guesthouse VILLA Maggie



ZADAR: rua Kralja Dmitra Zvonimira, fora da cidade antiga, que termina na marina de Zadar.
    Antes da entrada principal, fica a marina num pequeno canal que, no passado, era um fosso da muralha (Fosa). Passando a marina, você entra pela entrada principal da cidade através do Portão da Terra que possui esse nome devido a ligação do continente com a península de Zadar. Ele foi inaugurado em 1543 ao domínio dos venezianos que ocupavam toda a Dalmácia até o século XIX. Essa época romana em Zadar foi bem marcante e hoje, passeando pelas ruas da cidade antiga, você esbarra com colunas romanas pela rua. 


ZADAR: marina na Fosa e atrás o Portão da Terra.


ZADAR: Portão da Terra
  Há três praças que se destacam na cidade: Bunara, Narodni e Stosije. Essa última é a que mais se destaca devido ao Fórum e a catedral nela situados.


ZADAR: vira um ponto de encontro noturno após o sol se pôr (catedral e sua torre ao fundo).


ZADAR: as ruínas do Fórum Romano ficam mais visíveis durante o dia.


ZADAR: Igreja de Santa Maria


ZADAR: uma das ruelas que desembocam no Fórum, com arte croata na esquina


ZADAR: Catedral Santa Anastácia.

   A praça Narodni é chamada a praça do povo onde é ponto de encontro da população local. Pode -se encontrar a Prefeitura, a torre da Guarda, um escritório de turismo e restaurantes.


ZADAR: Torre da Guarda, edifício de 1562.
   A terceira praça, a Bunara, é conhecida como a praça dos cinco poços, os quais serviam à população medieval para abastecimento da água.


ZADAR: os poços que serviam água à população na época medieval.


ZADAR


ZADAR: na parte de baixo da praça Bunara fica a praça Petra onde há um chão de vidro como vitrine para apreciar as ruínas medievais, e uma coluna romana na rua.
ZADAR: Praça Petra


ZADAR: Praça Petra, com vista dos poços ao fundo.

  Em toda a extensão da cidade você encontra casas antigas, alguns lugares ainda marcados pela Segunda Guerra Mundial e a guerra contra a Sérvia em 1990, ruas estreitas, campus da universidade e muitos cafés e restaurantes frequentadas por estudantes, turistas e locais.


ZADAR: beira mar Obala Kralja Petra Kresimira 


ZADAR: beira mar Obala Kralja Petra Kresimira 
  Agora, o grande motivo para que a maioria visite Zadar está no chão e no horizonte, não querendo desmerecer seu valor na história do país, mas o arquiteto Nikola Basic criou dois sistemas funcionais e atraentes: o Órgão do Mar e a Saudação ao sol.


ZADAR: degrau que faz parte do Orgão do Mar.


ZADAR
ZADAR

  O Órgão do Mar é feito através de um sistema de tubos e apitos que assobiam conforme o mar empurra o ar para dentro dos tubos e eles levam o ar até os buracos que foram instalados numa escadaria de pedra à beira mar. O som aumenta de intensidade quando passa algum barco por ali. O ambiente é extremamente agradável e disputadíssimo pelos turistas no final do dia.


ZADAR: buracos por onde saem o barulho do mar.


ZADAR: degraus do Órgão do Mar.

  A Saudação do sol é outra invenção do mesmo arquiteto. É um círculo de 22 metros coberto por 300 placas de energia solar, que armazenam energia durante o dia, para iluminar o lugar após o pôr do sol com luzes coloridas e aleatórias. É a alegria da garotada e dos adultos também .. Kkk.. Pisar nas placas e vê-las brilhar durante a noite. Um show a parte!


ZADAR: placas solares.


  Mas se quiser sair um pouco no circuito histórico, também pode curtir uma praia perto da muralha, a praia de Kolovare. Minha hospedagem ficava perto de lá, um quarteirão da orla, de fácil acesso e com um estacionamento perto. Mas o que eu fiquei mais encantada foi pela piscina natural que fizeram no final da praia com direito a trampolim.


ZADAR: piscina natural no final da praia Kolovare.


 Dica: A parada em Zadar foi estratégica para chegar bem nos lagos do Parque Nacional Plitvice.


E se você vai viajar para a Croácia, não deixe de conferir outras dicas de viagem. O blog tem muita informação boa e detalhada:

Share

Dani Turismo

Post A Comment:

18 comments:

  1. Lugar e "sunset" lindos !!! Beijcas.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas de zadar, tenho muita vontade de conhecer. Bom saber que vale a pena pernoitar lá. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, tudo bom?
      O pernoite é importante para que você consiga apreciar com calma o pôr do sol e curtir a vibe noturna da cidade histórica.

      Excluir
  3. Sem dúvida esse pôr do sol já faz valer a pena viagem a Zadar!

    Mesmo não sendo tão impressionante quanto as outras cidades do seu roteiro, Zadar me pareceu bastante simpática!

    Vou dar uma chance à ela e quem sabe até não estico a estadia por mais tempo!

    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, tudo bem?
      Se eu tivesse mais tempo, ficaria mais uma noite em Zadar, mas eu tinha uma programação em Zagreb e Eslovênia e não pude ficar.

      Excluir
  4. Zadar é incrível, né? Só fui pra Split e queria muito ter ido pra Zadar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, tudo bom?
      Que pena que não teve tempo para Zadar. As experiências na cidade histórica, com a música do orgão marítimo, pôr do sol e painel solar foram fantásticas! Espero um dia voltar :-)

      Excluir
  5. Esse pôr-do-sol de Zadar é maravilhoso! Que cores, meu Deus! Lindo demais! Fiquei encantada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?
      Foi um dia encantador em Zadar. Acho que os melhores pôr do sol da viagem foram em Zadar e Hvar. Vale super a pena incluir esses dois destinos no roteiro da Croácia.

      Excluir
  6. Quando visitamos um país com muitas cidades bonitas, alguma tem que receber nota menos positiva. Agora esse pôr do sol em Zadar tem nota máxima. Lindo momento. Vou aproveitar a sua dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia, tudo bem?
      Há uma grande expectativa quando a gente elabora o roteiro de viagem antes dela acontecer. Nao tiro o mérito de Zadar, porque achei que valeu a pena conhecer a cidade histórica e presenciar um pôr do sol belíssimo, sem contar com painel solar e o orgão marítimo.

      Excluir
  7. Que interessante saber mais sobre Zadar! Nós não passamos por essa cidade em nossa viagem pela Europa e fiquei com vontade de voltar só pra assistir a esse maravilhoso sunset!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Zadar foi uma linda surpresa em minha viagem. Eu tive alguns aborrecimentos na hospedagem, que foram apagadas com as belezas naturais da cidade.

      Excluir
  8. Zadar foi uma cidade que não tivemos curiosidade de visitar em nossa rápida viagem pelo país e fiquei imaginando se teria curtido ver o sunset, tomado um vinho e só acabado o dia da maneira que eu mais amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Acredito que você iria adorar tomar uma taça de vinho durante o sunset e depois, curtir a gastronomia nos restaurantes da cidade histórica.

      Excluir
  9. Esse é um dos lugares que sempre vou lembrar na minha vida. Fiquei muito contente de ter incluído Zadar no meu roteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, tudo bem?
      Eu também gostei de ter incluído Zadar no roteiro. Muita gente acaba deixando de lado e eu achei que valeu a pena a experiência.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br