Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

A beleza do Parque das Aves

Conheça o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu. Um dos lugares bem bacanas para visitar, onde se tornou um mini hospital para as aves que são maltratadas pelo tráfico de animais. Muitas chegam quase sem vida. O Parque das Aves tornou-se um lugar cheio de vida, onde faz um trabalho digno para a fauna brasileira.
Foto Claudemir Camargo
  O Parque das Aves está localizado bem próximo do Parque das Cataratas e posso dizer que é uma atração imperdível em Foz do Iguaçu.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.

   O Parque das Aves é um importante centro de referência em reprodução e bem estar de diversas espécies ameaçadas. Ele oferece todas as condições necessárias para que as aves se reproduzam com o mínimo de intervenção humana, permitindo aos pais criar os próprios filhotes como na natureza.

ATENÇÃO: os hotéis em Puerto Iguazu são melhores do que no lado brasileiro. No Brasil, a hotelaria focou na hospedagem executiva, pois isso, os preços são mais caros. Já na Argentina, você encontra os mesmos valores em hotéis super confortáveis. Fiquem de olho na lista abaixo:


ATENÇÃO: os hotéis em Puerto Iguazu são melhores do que no lado brasileiro. No Brasil, a hotelaria focou na hospedagem executiva, pois isso, os preços são mais caros. Já na Argentina, você encontra os mesmos valores em hotéis super confortáveis. Fiquem de olho na lista abaixo:



PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   São mais de 800 aves de 200 espécies diferentes preservadas e cuidadas dentro da Mata Atlântica. O projeto em manter a Mata quase que intacta foi genial e importante para oferecer um conforto e habitat ideal aos animais que vivem ali.

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   Ele tem uma boa infraestrutura para acolher seus visitantes de forma que todos possam estar em harmonia com a natureza e realizando um passeio tranquilo e que a interação com as aves seja de forma segura para ambos os envolvidos.

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
 Em frente ao parque, há um estacionamento para carros e um ponto de ônibus (linha 120) e logo na entrada, há um belíssimo jardim emoldurando belamente o guichê de venda dos tickets e o ponto com roletas para entrar no parque.

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   Os valores do ticket e horários de funcionamento podem ser checados clicando aqui, você será direcionado para o site do Parque, que te oferecerá essas informações atualizadas.

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
  Sugiro guardar pelo menos três horas do dia para visitar o parque com calma e usufruir de todos os cantinhos que ele oferece, e são muitos!! Cada passo, há uma revelação mais cativante do que a outra..

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   Após passar pela catraca onde o seu ticket é conferido você começa um lindo passeio pela Mata Atlântica, observando a flora e fauna se revelando de forma natural perante seus olhos.


PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
  No primeiro momento você identificará a árvore da vida perto dos saguis, papagaios, periquitos e tachãs. Não se preocupe que cada visitante recebe um mapa do local com a posição de cada animal dentro do parque.

ÁRVORE DA VIDA (Foto do site do Parque das Aves para ilustração)
   Passando desse primeiro núcleo, seus olhos vão encher de cores com as famílias de Flamingos no seu lado direito. Eles ficam localizados em um lugar espaçoso, em um lago e ao fundo, foram instaladas algumas placas espelhando o local.

FLAMINGOS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
FLAMINGO - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   Os Flamingos são esbeltos, de plumagem que vai do cinza, na fase jovem, ao tons de rosa e vermelho em sua fase adulta. Pesquisas dizem que essa coloração em suas plumas deve-se a ingestão de alimentos ricos em carotenóides (pigmentos de cor vermelha, alaranjada ou amarela, encontrados nas células de todos os vegetais, atuando na fotossíntese).

FLAMINGO - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   O primeiro viveiro a conhecer é o Floresta, onde apresenta aves típicas da Mata Atlântica onde pude ver de pertinho algumas aves símbolo como os mutuns, tucanos, jacutingas, gralhas e os sabiás.

MUTUM - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   Antes de chegar ao próximo viveiro, você tem um encontro com os faisões, uma espécie exótica em que o macho é bem colorido, obtendo maior destaque. A teoria dos animais silvestres diz que os machos são os que chamam a atenção do seu parceiro, a fêmea, para acasalar, então eles são mais vistosos e cheios de cores e plumas esbeltas. O glamour fica imperando neles!

VIVEIRO DO PANTANAL - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   No viveiro do Pantanal, pude matar um pouco as saudades de quando vivi nessa região com a minha família. A ave símbolo do Pantanal é o tuiuiú, robusta e imponente, mas temos a oportunidade de chegar pertinho de outras tão bonitas quanto o tuiuiú, como: os guarás, garças, tucanos e seriemas.

FISCAL WILLIAM - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
VIVEIRO DO PANTANAL - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto de Claudemir Camargo)
   Seguindo a trilha, cuidadosamente projetada para uma boa interação com a Mata Atlântica, podemos presenciar outros tipos de animais como a sucuri, iguanas, répteis, jiboias, o refúgio das harpias, urubu-rei, emas, o paraíso das ararajubas, tucanos até chegar ao viveiro das araras.

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   Quem recepciona os visitantes antes de entrar no viveiro das araras são os papagaios de forma tão doce e graciosa. Os papagaios são conhecidos pelo dom de imitar palavras que ele decora e como há muitos visitantes argentinos, eles recepcionam de forma bilíngue: hola, buenos dias, tudo bem.. kkk

PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto de Claudemir Camargo)
  O viveiro das araras é hipnotizante. Elas são lindas e permanecem, por muito tempo, nos troncos encostados perto das grades ou andando por elas. Fiquei um bom tempo olhando para o alto até que percebi uma seriema me encarando seriamente.. kkk.. Ela é uma ave terrestre, que prefere correr a voar.

VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
  Desconheço o modo de vida das araras, mas naquele momento, elas estavam bem agitadas, emitindo sons agudos e fortes, até parecia que estavam fazendo de propósito para que os visitantes se afastassem. Fiquei um pouco preocupada de estar incomodando as aves, então estava tirando as últimas fotos para o blog, quando fui surpreendida com uma delas em minha direção. Só senti a rasante dela bem próximo de mim e a pena da asa encostando no meu braço. No momento seguinte, percebi que ela tinha saído na foto e achei melhor deixar o recinto, para não causar algum tipo de desconforto para a ave.

VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
VIVEIRO DAS ARARAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
  Seguindo a trilha, você atravessa um borboletário, compartilhando o espaço com espécies de borboletas e beija-flores. Parece que o ar fica mais suave com os encantos da fragilidade e leveza de seus anfitriões.
BORBOLETÁRIO - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto do site do Parque das Aves para ilustração)
BORBOLETÁRIO - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto do site do Parque das Aves para ilustração)
   Perto dali, já nos últimos passos do passeio, tem as corujas, os casuares, araras mansas, cobras mansas e papagaio do congo.

CASUAR - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   O parque informa que as jiboias são tão mansas que você pode tocá-las e tirar fotos com elas. Não tirei foto com ela, uma pena! Talvez eu tenha passado por ali no horário de almoço da pessoa responsável pelo local, então essa foto, ficará para uma próxima vez, que certamente virá em breve.
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
  Referente a infraestrutura do parque, há banheiros espalhados pela trilha, um espaço infantil para a criançada, monitores que direcionam os visitantes para seguir a trilha corretamente e fiscalizam para que os animais e aves não sejam tocados. No final do caminho, tem um restaurante que oferece um ambiente aconchegante, com suas mesas externas na sombra das árvores e com vista para os Flamingos. Ao lado, para quem prefere comer algo rápido, há uma lanchonete bem equipada, com ar refrigerado e mesas para que possam fazer o seu lanche.


CANTO PARA AS CRIANÇAS - PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
   O último ambiente do parque é a lojinha, onde você está a um passo de sair do parque, e nela pude ver itens bem bacanas e que não vi vendendo em outro lugar, como camisetas de tecido fino com estampas de animais, araras na madeira e souvenirs para lembrar desse dia especial.


PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
  Adorei ter feito a visita no parque das Aves a qual me foi oferecida como cortesia e pude além de admirar as lindas espécies que são tratadas de forma carinhosa por todos os funcionários, pude também entender a importância do local em contribuir para um projeto de amor à vida, aos animais que chegam maltratados devido à recuperação do tráfico de animais silvestres, retirando os de seu habitat natural para serem vendidos como mercadoria de luxo.


PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto do site do Parque das Aves para ilustração)
“Cerca de 50% de nossas aves são provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Ambiental, Polícia Federal e pelo IBAMA. Estes animais são resgatados de ambientes de maus tratos, do tráfico e da posse ilegal; outros vêm de Centros de Reabilitação e de Triagem de Animais Silvestres. Também recebemos aves debilitadas que sofreram acidentes e filhotes que foram entregues aos órgãos ambientais após caírem de seus ninhos.”(Parque das Aves)

   Conversando com a Jakline Broco, representante da área comercial do parque, podemos perceber que os dados sobre o tráfico de aves são alarmantes: para cada 10 animais transportados, um chega vivo para a venda, conta ela.


PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto do site do Parque das Aves para ilustração)
   Eles têm uma estrutura completa de um hospital para aves que acolhe animais feridos que chegam ao Parque e nele são tratados por uma equipe de veterinários e biólogos. Esses animais, em muitos casos, chegam muito debilitados e precisando de cuidados especiais.


PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU
PARQUE DAS AVES - FOZ DO IGUAÇU (Foto do site do Parque das Aves para ilustração)
   Que tenhamos mais atenção à natureza ao ponto de preservá-la em seu estado natural. Que a  ambição do homem seja para somente admirar uma ave solta em seu voo solo e não cativa-la como prêmio de ter obtido um animal exótico dentro de casa. Deixe-as viver em liberdade, não sejamos consumidores de um tráfico de animais que causa tanta dor e morte aos animais inofensivos.

Share

Dani Turismo

Post A Comment:

4 comments:

  1. Parque das Aves - sentir a natureza é muito bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso Katia! E eles fazem um projeto social super bacana <3 <3

      Excluir
  2. O cuidado com as aves é espetacular !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Talvez as pessoas poderiam refletir melhor antes de comprá-las, pois é nesse mercado negro que muitas aves sofrem, morrem e permanecem em extinção.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br