Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Turismo e Viagem para São João Del Rei

Turismo e Viagem para São João Del Rei, O que fazer em São João Del Rei?


    O tour que fizemos pelo estado de Minas Gerais foi curtinho, durou somente uma semana, mas o suficiente para que nós nos apaixonássemos por todos os lugares por onde passamos. 


Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.

   O estado de Minas Gerais é forte em suas tradições culturais e recebe tão bem os seus visitantes, que você fica até com vontade de transferir a sua moradia pra lá.



   Devido o desbravamento dos bandeirantes em busca de ouro e pedras preciosas, o estado de Minas Gerais tornou-se um centro econômico no século XVIII e houve um rápido povoamento.

  A mineração, no local, acabou inibindo o crescimento econômico de outros setores produtivos, sendo que somente no século XIX, houve a introdução da cafeicultura na economia local transformando essa atividade como principal meio econômico e desenvolvendo a região através de uma infraestrutura de transporte.

  Se você gosta de estar com a natureza, comer uma boa comida, comprar itens de decoração e visitar igrejas históricas, visite Minas Gerais!


SAO JOAO DEL REI MINAS GERAIS

   Hoje estarei iniciando minhas publicações pela cidade de São João Del Rei. Além de ser conhecida como cidade universitária, possui também uma vasta riqueza arquitetônica e cultural.


Onde fica São João Del Rei?

  No sudeste do país, localizada na Bacia do Rio Grande que faz parte do complexo da Serra da Mantiqueira.


SERRA DA MANTIQUEIRA


Como chegar? 

  Eu e o meu namorado gostamos muito de viajar de carro, então, traçamos uma rota que permitisse entrar em Minas Gerais pela Serra da Mantiqueira. Dessa forma, poderíamos curtir a paisagem dessa deslumbrante cadeia de montanhas.




Em quanto tempo leva uma viagem do Rio de Janeiro até São João del Rei?

  Bem, há diversos percursos que você pode traçar e isso vai depender da sua disponibilidade e do objetivo de sua viagem.

 Nós decidimos pegar a rodovia Presidente Dutra e entrar em Minas Gerais através da estrada MG354 que vai para Itamonte. Caso tenham o mesmo desejo, fiquem atentos após passar por Itatiaia, vindo do Rio de Janeiro. O caminho não está muito bem sinalizada e poderão perder a entrada. Recomendo que usem GPS.


MAPA GOOGLE_RIO DE JANEIRO_ITAMONTE

  Acredito que não fizemos o percurso mais rápido, mas de certa forma, tenho certeza que foi o mais bonito.


SERRA DA MANTIQUEIRA

   O objetivo por traçar esse caminho foi para que a viagem não ficasse cansativa, então, aproveitamos o dia para tirar algumas fotos, paramos em Itamonte e pernoitamos em Pouso Alto.


POUSO ALTO

Rio de Janeiro_Itamonte: aproximadamente 3h e 30min
Itamonte_Pouso Alto: aproximadamente 20min


  No dia seguinte, colocamos o pé na estrada e antes de chegar no nosso destino final, paramos em Caxambu para conhecer o Parque das Águas. 


CAXAMBU_PARQUE DAS AGUAS

  Já havia visitado, há alguns anos atrás, o Parque das Águas de São Lourenço e posso dizer que eles são bem parecidos.

Falarei sobre a visita que fizemos em Caxambu em outro post.


MAPA GOOGLE_POUSO ALTO_CAXAMBU


Pouso Alto_Caxambu: aproximadamente 40min
Caxambu_São João Del Rei: aproximadamente 2h e 30min


Quais cidades vizinhas que valem a pena conhecer?

  Há distritos pequenos próximos de São João del Rei, mas os lugares mais conhecidos são: Tiradentes, Bichinho e Santa Cruz de Minas.

  A cidade de Tiradentes é apaixonante! Ela fica na base da Serra São José onde oferece trilhas e cachoeiras sensacionais. Falarei mais dela em outro post.

  Já Bichinho, distrito de Vitoriano Veloso que pertence à cidade de Prados, recebe visitantes de todo Brasil devido suas lojas e ateliês com o melhor do artesanato local. O artesanato de Bichinho é mais barato e focado em peças grandes de decoração.

Quantos dias em São João del Rei?

  O tempo é muito relativo para cada viajante. No nosso caso, ficamos 2 dias inteiros na cidade que possibilitaram conhecer as principais igrejas e o famoso artesanato local.

Nós fomos em Fevereiro, depois do Carnaval, e o tempo estava um pouco instável, impossibilitando visitar todos os locais que queríamos.


Programação em dias sem chuva:

Dia 1:

Manhã: passear pelo centro histórico e conhecer o artesanato de São João Del Rei.
Tarde: visitar Bichinho.


Dia 2:

Manhã: finalizar o passeio pelo centro histórico de São João Del Rei e conhecer o distrito de Santa Cruz de Minas.
Tarde: visitar Tiradentes.

  Infelizmente não conhecemos os distritos de Bichinho e Santa Cruz de Minas porque choveu mais do que estava previsto. Então, nós decidimos ficar mais tempo pelo centro histórico de São João de Rei.

  No segundo dia, em Tiradentes, também choveu e como os restaurantes ainda não estavam abertos para receber o público noturno, nós decidimos voltar para São João del Rei.


Melhor época para visitar?

  Se você gosta de agito, a melhor época seria nos feriados de Carnaval e Semana Santa onde ocorrem às procissões e encenações da Paixão de Cristo.

  Mas se gosta de calmaria, o indicado é marcar a sua viagem fora dos feriados.

  O período das chuvas vai de Novembro até Fevereiro. Isso não significa que cairá um dilúvio, mas há chances que chova um pouco mais durante esse período.


O que fazer?

  A cidade de São João Del Rei possui um valor histórico grandioso devido às construções que foram mantidas desde o século XVIIi. Essas edificações são encontradas no centro histórico da cidade, na parte velha.

Dica: você consegue fazer todo o percurso a pé. As igrejas, museus e lojas não são tão afastadas uma das outras, podendo estacionar o carro em qualquer lugar próximo e desbravar o local a pé.






*Igreja de São Francisco de Assis: ela é uma das igrejas que representa arte colonial brasileira em São João Del Rei e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) devido a sua importância histórica por fazer parte das obras do mestre Aleijadinho o qual foi autor do projeto.


IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS


*Igreja Nossa Senhora das Mercês: é a que está localizada no ponto mais alto em comparação as outras pela cidade. Inicialmente, denominou-se Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos e além de suas atividades espirituais, arrecadava fundos para alforria de negros escravos e assistências aos necessitados.









IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS


*Catedral Basílica ou Matriz de Nossa Senhora do Pilar: ela é a sede da Diocese de São João Del Rei, representa a arte colonial brasileira e também foi tombada pelo IPHAN.


MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR


MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR


MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR

*Igreja de Nossa Senhora do Carmo: é uma das 3 grandes igrejas de São João Del Rei, construída na fase áurea do Rococó e uma das principais igrejas coloniais da cidade.


IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO


IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO

*Igreja de Nossa Senhora do Rosário: foi a primeira a ser construída na cidade de são João del Rei. A igreja foi construída pelos negros escravos que a frequentavam também. 


IGREJA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO


IGREJA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

*Rua Santo Antônio: caminho que foi feito pelos bandeirantes e conhecida como a rua das casas tortas.


RUA SANTO ANTÔNIO


RUA SANTO ANTÔNIO

*Solar dos Neves: ainda hoje pertence à família do ex-presidente Tancredo Neves e está localizada em frente ao largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.


SOLAR DOS NEVES

SOLAR DOS NEVES

*Memorial Tancredo Neves: apresenta toda trajetória do ex-presidente Tancredo Neves, divulgando cartas escritas entre ele e Juscelino Kubitschek, a evolução da marcha Diretas e o drama que envolveu a morte dele.


MEMORIAL TANCREDO NEVES


MEMORIAL TANCREDO NEVES
*Solar da Baronesa de Itaverana: é um solar imponente onde viveu a baronesa e foi transformado em espaço cultural. A casa é um exemplo de retrato da vida dela no início do século XVIX.


SOLAR DA BARONESA DE ITAVERANA


SOLAR DA BARONESA DE ITAVERANA
*Museu de Arte Sacra: o acervo reúne mais de 200 peças entre os séculos XVII e XVIX.

*Teatro Municipal: foi construído em 1983 e palco da cultura regional até a década de 70. Após alguns anos abandonado, ele foi restaurado pela parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada.


TEATRO MUNICIPAL

*Ponte da Cadeia: tanto essa ponte quanto as outras de mesma estrutura foram construídas devido a um acidente ao qual envolveu um importante integrante da igreja católica e sua comitiva. A ponte da época não aguentou o peso e desabou, lançando-os nas corredeiras do rio que hoje é o Córrego do Lenheiro.


PONTE DE PEDRA E CÓRREGO DO LENHEIRO

  O acidente teve tanta repercussão, que providenciaram a construção de pontes de pedras que suportassem o peso dos transeuntes e resistisse a enchentes e tempestades.


PONTE DE PEDRA

  Outras pontes que foram construídas na mesma época: Ponte do Rosário, Ponte dos Suspiros, Ponte do Teatro e Ponte da Estação.


PONTE DE PEDRA

*Passeio de Maria Fumaça até Tiradentes: ele só acontece aos finais de semana ou feriados.

*Artesanato: muitas lojinhas vendendo obras em madeira, arte em estanho, trabalhos feitos à mão, em geral, peças decorativas.


ARTESANATO LOCAL


ARTESANATO LOCAL


ARTESANATO LOCAL


Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 



2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.










Share

Dani Turismo

Post A Comment:

20 comments:

  1. Gente do céu.. Mais um lugar em Minas Gwerais que preciso conhecer! Também... um estado com mais de 800 municípios não podia ser diferente né... Adorei a dica desse cantinho de São João del Rei! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, tudo bom?
      MG é surpreendente! As cidades são tão lindas quanto a fama dos maravilhosos quitutes mineiros. Você vai adorar!

      Excluir
  2. Como as igrejas de Minas são grandiosas... Infelizmente, quando fiz meu mochilão pelas cidades históricas de MG, estava chovendo no dia que estive em SJDR. Agora fiquei com vontade de voltar e vi que um dia só não é o suficiente rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara, tudo bem?
      Caramba! Você deve ter pego muita chuva em MG. Ótimo motivo para voltar e conhecer as principais cidades com calma :-)

      Excluir
  3. Como uma boa mineira, amo nossas cidades históricas! Visitei São João há uns 3 anos atrás, mas fui só fazer um passeio durante o dia, não consegui conhecer muita coisa. Gostei de conhecer mais dessa cidade sob seu olhar. Preciso voltar para conhecer tudo agora! Achei ótimo seu post e bem completo com seu roteiro. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorena, tudo bem?
      Um dia deve ter sido bem corrido. Na próxima vez você pode combinar SJDR com Tiradentes. Acredito que 2 dias seriam muito bem aproveitados. Beijos

      Excluir
  4. Sempre vou a São João, tenho amigos queridos por lá, mas evito ir em épocas de festa ou feriados. Adoro visitar a cidade tranquila, andar pelas ruelas, visitar as igrejas...
    Muito bo o seu post! Adorei ver SJDR por outros olhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Makenna, tudo bom?
      Sensacional ter essa oportunidade de voltar mais vezes a SJDR. Eu tenho muita vontade de voltar para curtir um outro tipo de viagem agora, como desbravar as trilhas.

      Excluir
  5. Sou mineira e não conheço São Joao del Rei, da pra acreditar?? Gostei muito do relato e to muito afim de conhecer!! Tanto São João como Bichinho (acho tão fofa a cidade, a começar pelo nome rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, tudo bom?
      A cidade é bem charmosa e convidativa. Uai! Não conhece? kkkk... espero que possa visitar SJDR e Bichinho em breve. Beijus

      Excluir
  6. Que delícia de viagem! Minas pede que a gente viaje de carro por a cidade linda e cheia de história. São João del Rei é lindinha demais, hein? Gostei da ideia de dormir por lá... Também sou apaixonada por Tiradentes! Ai, que saudade deu de Minas! Parabéns pelo post, super completo! Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayane, tudo bom?
      SJDR é uma gracinha e cheio de histórias pra contar!! Viajar de carro é uma ótima opção se tratando de MG.

      Excluir
  7. Carambaaaaaa quanta coisa legal tem pra fazer na cidade, eu adoraria passar um fim de semana por lá, principalmente pra provar a gastronomia mineira... rsrs Taooo deliciosa!!! bjss Renata Telles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata , tudo bom?
      A gastronomia mineira é dos deuses.. kkk... fogo é voltar para a rotina e perder os quilinhos extras.. :-)

      Excluir
  8. Como não amar Minas Gerais e suas cidades? Visitei essa graça de cidade que é São João del Rei e fiquei encantada com suas igrejas! Foi um belo dia de passeio realmente! Sem falar da maravilhosa culinária que pude saborear na visita! Muito legal mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvia, tudo bem?
      MG é um estado encantador com muitas cidades históricas para conhecer. Amei SJDR!

      Excluir
  9. Ahhh, que delícia de viagem... road trip com o amor é tudo de bom.
    Sou louca pra conhecer Minas, acredita que nunca fui?
    Cada igrejinha linda!!! Que luxo essa MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR, morri de tão linda.
    E essas comidas?! Deve ser bom demais esse trem kkkkkk
    Ruas estilo Paraty.. adoro! Ou Paraty que é estilo Minas hehehe.
    Adorei todas as dicas, esse passeio de Maria Fumaça até Tiradentes deve ser uma delícia.

    Parabéns, Dani, post top!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline, tudo bem?
      Uma viagem para deixar na lembrança e sonhando com uma nova oportunidade. Foi incrível!

      Excluir
  10. Ainda não conheço Minas Gerais... Quer dizer, fui até a fronteira, posso dizer que pisei no estado, mas não conheço. E a impressão que eu tenho é que é o estado mais bonito em se tratando de construções históricas e preservadas. São João del Rei eu não sabia que existia, e é uma pérola! Que coisa linda, ruas lindas, igrejas que são o ouro! Muito bonito, quero visitar com certeza. No final do ano estarei em Ouro Preto, mas, numa próxima visita, quem sabe São João del Rei? Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor, tudo bem?
      Você vai amar Ouro Preto. Colocarei dicas em breve no blog. Espero que você aproveitar bastante a sua estadia em MG.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br