Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Como chegar ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?

Como chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?

É impressionante a magnitude do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses! Que área belíssima de preservação tanto da fauna como da flora.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.

A região ficou conhecida devido aos alagamentos que ocorrem nas dunas durante a época das chuvas, formando lagoas naturais. O mais incrível nisso tudo é presenciar uma vasta vegetação, como se fosse um tapete verde no fundo das lagoas.

Você, no mínimo, fica pensando da onde vem tanta planta no meio de um enorme areial em movimento. Há coisas na vida, que não tem muita explicação e elas acontecem para provar como é a força da natureza.


Quando ir?

A minha viagem foi realizada em Setembro e a passagem já tinha sido comprada com muita antecedência, pelo menos, seis meses.

Qual é a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?

A melhor época é na alta temporada, de Junho até Agosto. Nesse período, você encontra as lagoas cheias, mas se for analisar o custo de viagem, é a época mais cara: tanto nas passagens, quanto na hospedagem.

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Quando fui, algumas lagoas já tinham secado, pois o ano de 2016 teve poucas chuvas no primeiro semestre, por isso, elas não se mantiveram cheias e brilhantes por muito tempo.

Dica: checar, durante o primeiro semestre, se está chovendo bem na área do Parque Nacional.


PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Mas mesmo assim, ainda pude curtir bastante o passeio e banhar-me em algumas lagoas.

Como chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?

Eu já estava em São Luis, então contactei uma agência que oferece o transporte até Santo Amaro, onde eu iria me hospedar.

Há algumas opções de como chegar em Santo Amaro:
  • Após hospedagem em São Luis, ir através de uma agência;
  • Fechar o frete com uma agência do aeroporto direto a Santo Amaro;
  • Alugar um carro.

O que foi mais curioso nesse trajeto foi o fato de que a agência que escolhi realiza, diariamente, o transporte da população local, por isso, foi o trasporte mais barato até Santo Amaro. 

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Caso você não tenha nenhum tipo de curiosidade de realizar esse percurso de forma simples, há opções de frete por 4x4 que te pega no aeroporto e vai direto a Santo Amaro.

Como foi o transporte?

Primeiro, um carro te busca onde você está hospedado em São Luis e te leva até um posto de gasolina que é o ponto de encontro de todos que farão o mesmo trajeto com você até Santo Amaro.

TRANSPORTE PARA SANTO AMARO

Depois, uma van chega para pegar o grupo e percorre a BR135 por aproximadamente três horas. Há uma parada no meio do caminho para esticar as pernas, ir ao banheiro e comer algo.

TRANSPORTE PARA SANTO AMARO

Na próxima parada já é Sangue, que se apresenta como uma casa na beira da rodovia e localizada bem perto da estrada principal para Santo Amaro.

Em Sangue, você muda de transporte, saindo da van e entrando em uma jardineira. Até pouco tempo, a estrada de Sangue até Santo Amaro era um areial, sendo atravessado somente por carros 4x4.

TRANSPORTE PARA SANTO AMARO

Hoje, essa segunda via está sendo preparada para ganhar asfalto, facilitando assim a vida dos que em Santo Amaro moram e a chegada de um número maior de turistas à região.

Mesmo assim, a jardineira sacudia um bocado. Parecia areia que não acabava mais.. kkkk... imagina como era essa travessia na época do areial?! A aventura já começava na estrada!

Hoje em dia, esse segundo trajeto dura por volta de uma hora até Santo Amaro, passando por muitos municípios pequenos. Percebi que o povo na jardineira fica mais agitado e falante devido aos balanços, contando histórias do lugar e relembrando antigos causos. 

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Conversa com um e com outro e você já fica sabendo de todos os acontecimentos do lugar.. kkk.. e o curioso é que as famílias são numerosas e sempre há um vizinho que é parente de longe ou primo de alguém ali.  

Já chegando em Santo Amaro, a ultima travessia é feita pelo rio Alegre, que corta o município. É momento de uma leve tensão para um visitante novato e de pura diversão e alegria para os que a casa tornam.

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Somente quem conhece o lugar, que consegue fazer essa travessia, escolhendo os pontos certos para não atolar o carro.

Dica: se você alugar um carro, pode estacioná-lo ao lado do posto de saúde da região. Último ponto de parada para o carro de passeio e de lá, aguardar um 4x4 para fazer a travessia no rio Alegre.

O estacionamento é pago e paga-se por dia de permanência no local.

Seria a melhor opção para os viajantes que possuem uma programação de conhecer outros lugares da região ou, até mesmo, a rota das emoções (Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara).



    TRANSPORTE PARA SANTO AMARO



    Passeios:
    • Cooperativa de Santo Amaro: Secretária Débora (98) 98861-7358 (é o lugar que fecha o melhor preço para fazer os passeios).
    • Pousada Bellas Águas: se montar um grupo, a Elaine pode oferecer o mesmo preço da Cooperativa. (negociar preço direto com ela)





    Share

    Dani Turismo

    Post A Comment:

    4 comments:

    1. Morro de vontade de conhecer! Obrigada pelas dicas!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Marcela, tudo bem?
        Fique de olho no período de alta temporada, está no post, para aproveitar bem a viagem.

        Excluir
    2. Ameeeei todas as dicas de como chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses! Dicas super úteis e detalhadas que quero seguir muito em breve!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Victoria, tudo bem?
        Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato blog@dani.tur.br.

        Excluir

    Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br