Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Destinos para descobrir na Bahia

Conheça a Bahia! Há muitos destinos escondidos dentro desse estado cheio de abundança natural. Veja as dicas para fazer o seu próprio roteiro.
Destinos para descobrir na Bahia

A Bahia de todos os Santos ou de todos os amores! Sorria, você está na Bahia!

Quem nunca leu na estrada, no aeroporto ou ouviu falar dessas frases tão cotidianas no vocabulário baiano? Um estado brasileiro cheio de histórias (o estado mais antigo, por onde iniciou a colonização portuguesa, além de manter viva a rica fase dos barões de cacau, de abrigar escritores famosos da literatura brasileira) e descobertas de cantinhos super especiais, preservando a vegetação nativa, cuja proteção está sendo feito pelas associações dos moradores locais.

Devido ao grande número de visitação anual, a Bahia está capacitada para receber bem o turista. Nós podemos até considerar que ela é o destino predileto de férias das famílias: para os que amam praias de águas mornas (as águas sofrem influência das correntes marítimas do Golfo do México) e lugares paradisíacos, que marcam a alma para sempre. 

Nesse post sobre Destinos para descobrir na Bahia, vou escrever sobre as minhas impressões em 3 destinos, que visitei em dezembro de 2020 e são pouco divulgados pelo turismo de massa brasileiro. Talvez você até já conheça, porque pesquisa novos destinos e acompanha a minha conta no Instagram (@dani.tur.br), mas acredito que os seus vizinhos, não. 

Ilhéus, Itacaré e Península de Maraú: um trio fantástico para incluir na sua próxima viagem! Que tal?

Quais são alguns fatores que fazem você pesquisar por lugares deconhecidos pelas mídias em geral?

1- A desvalorização do Real, moeda brasileira, em comparação às moedas estrangeiras como Dólar e Euro, fez com que houvesse um incentivo maior nas vendas dos pacotes do turismo nacional, proporcionando uma valorização excessiva de alguns destinos nacionais mais badalados e consolidados; 

2- Você tem a oportunidade de conhecer lugares menores, com um desenvolvimento sócio-cultural menos modificado pelo turismo de massa;

3- você encontra hospedagens familiares, onde os donos recepcionam o viajante, proporcionando um bem estar amigável, um sentimento de não ter saído de sua própria casa;

4- além de você ser classificada como a desbravadora dos 7 marés.. kkkk... sendo a porta voz da notícia! No meu caso, viajar não é só relaxar, mas, muitas das vezes, é adquirir experiência de viagem para vender pacotes de turismo e serviços com boa assertividade: clareza e transparência. 

ILHÉUS

A cidade de Ilheus foi fundada em 1536, como Vila de São Jorge de Ilheus e projetada como a capital do cacau, em âmbito internacional, abrigando um império financeiro vindo das fazendas de cacau. Veja sobre a história da cidade no post sobre o que fazer em Ilheus, onde eu informei um roteiro para você conhecer o centro histórico a pé.

Destinos para descobrir na Bahia

Para deixar uma curiosidade sobre a decadência do cacau na Bahia, uma praga se espalhou nas fazendas, chamada de bruxismo, causando uma queda drástica na qualidade da matéria prima: o cacau. Dizem que esse ato ocorreu de forma criminosa e foi levada à Bahia para que o Brasil caísse no ranking internacional de vendas do cacau. Dito e feito! 

Você escuta e aprende mais detalhes dessa história e de outras nas visitas guiadas pelas fazendas de cacau da região (lembre de marcar a sua visita antes da viagem, porque as datas se esgotam rápido, pelo fato de receberem grupos pequenos).

ITACARÉ

É uma região, que você pode já ter ouvido falar, devido a promoção dos resorts pelos artistas ou influenciadores de destaque, que vendem uma sensação de praia exclusiva. Com certeza, o terreno do resort é exclusivo e ele desenvolve um layout de forma que os bangalôs tenham uma boa infraestrutura num paisagismo bem elaborado, trazendo uma sensação relaxante e única. Mas as praias são públicas no Brasil, por isso, qualquer pessoa interessada em frequentar uma praia mais deserta ou a praia do resort, poderá ter acesso. 

Até pouco tempo, somente os baianos usufruiam das belezas naturais de Itacaré, cuja motivação de viagem é devido as belezas do encontro da Mata Atlântica com praias desertas e cachoeiras escondidas. Aos poucos, Itacaré foi sendo reconhecida pelos viajantes do sul e sudeste do país, como um lugar promissor para as férias. De fato, o município acabou tendo um avanço turístico muito grande, criando uma oferta boa de emprego. 

Destinos para descobrir na Bahia

As regiões menos populosas se estabeleceram com hospedagens mais exclusivas: resorts ou hoteis com melhor infraestrutura, e a central, dentro da cidade, abriu as suas portas para receber o turismo mais econômico. Você também encontra pousadas no centro, com  boa localização e tarifas bacanas, mas os valores vão depender da época do ano que você está planejando a sua viagem. 

Todos os detalhes da viagem de Itacaré serão escritos em breve, com dicas de onde dormir pagando pouco e como planejar os seus dias na região incluindo desde atividades praianas, passando pelas cachoeiras e finalizando na gastronomia local. 

Nesse post Destinos para descobrir na Bahia, eu deixo algumas sugestões de lugares em Itacaré para que você possa pesquisar a região e elaborar a sua própria logística de viagem. Lembrando que a melhor forma de desbravar é de carro, por isso, se você não mora na Bahia, sugiro que alugue um carro nos aeroportos de Porto Seguro ou Ilhéus. A agência Dani Turismo possui uma tarifa competitiva de aluguel de carro e você pode receber o orçamento através do email contato@dani.tur.br. 

Praias no centro de Itacaré: da Coroa, da Concha, do Resende, da Tiririca, da Costa e a via asfaltada vai até a praia da Ribeira, mas há outras caso goste de fazer trilhas. Lembrando que terá mais segurança fazendo trilhas em grupos e com guias locais. 

Destinos para descobrir na Bahia

As praias da Coroa e da Concha sofrem influência do rio de Contas, que desemboca no mar, com águas mais escuras e provocando calmaria nessa região: próprias para quem tem crianças pequenas. Já as outras, são de mar aberto, com águas mais cristalinas, mas com ondas e correntes fortes. 

Fora da cidade de Itacaré, você pode conhecer as praias de Jeribucaçu, da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho, a última com acesso melhor, onde pode estacionar o carro numa antiga fazenda, que está sendo revitalizada para o turismo. Essa é a mesma praia do famoso resort TXAI. 

Vocês precisam ir de carro para acessar todas as praias mencionadas fora da cidade e estacionar na estrada. Já as cachoeiras, tem a de Bom Sossego e da Usina. 

PENÍNSULA DE MARAÚ - BARRA GRANDE

Um lugar único, mas para chegar até a Península de Maraú, se preparem para algumas emoções.. kkkk... A estrada não é tão boa quanto a dos outros destinos citados acima. Quase toda ela é de terra batida e no final, de areia fofa. Não chega a ser uma duna, mas se você não prestar muita atenção nas marcas das rodas no solo, vai atolar de primeira, antes de chegar em sua pousada. Foi o que aconteceu comigo: atolamos! A sorte foi que após inúmeras viagens diferentes, eu adquiri um sexto sentido, que me ajuda a sair da encrenca rápido..kkk.. O que fizemos? Imediatamente após atolar, nós demos ré no carro, pois a roda traseira ainda tinha uma tração dos últimos segundos de caminho que foram percorridos e poderá te ajudar a sair dessa situação. 

Destinos para descobrir na Bahia

Assim que chegamos na pousada, que tinha uma ótima localização de acesso às praias e ruas gastronômicas, deixamos o carro estacionado durante todo o período de Maraú. Só pegamos no checkout para ir para Taipu de Fora. 

O post sobre essa região ainda não ficou pronto, mas já posso dizer que essa viagem é para viajantes que têm alma aventureira, gostam de praia e lugares menos badalados. Porém, vale a pena ressaltar de que nenhum lugar na Bahia, em alta temporada ou feriados fica deserto, por isso, escolher o seu período de férias nesses locais é fundamental para que não sofra com ambientes muito cheios, ok?

Lembrando também da importância de alugar um carro 4x4, caso não queira se estressar com atolamentos. Mas se você quiser praticidade, pode pegar barcos perto de Itacaré, que te deixarão no píer principal de Barra Grande. É a melhor opção de logística para desbravar essa região, caso fique somente na Ponta de Maraú. Caso queira conhecer Taipú de Fora e outros lugares, seria interessante alugar um carro, mesmo. 

Destinos para descobrir na Bahia

Também, eu deixarei algumas atividades bacanas de fazer e conhecer nessa região, para facilitar as suas pesquisas quando estiver elaborando o seu roteiro: Píer Barra Grande, ponta do rio Carapitangui, praia de Barra Grande, Farol da Ponta do Mutá, praia Três Coqueiros e praia de Bombaça. As agências locais oferecem alguns tour aquáticos como ir até as ilhas mais próximas ou ir até a Cachoeira do Tremembé. 

Saindo da Ponta de Barra Grande, nós passamos algumas noites em Itaipu de Fora. A dica de ouro é, não economize na hospedagem! Se tiver numa na beira da praia, vai aproveitar muito mais a sua visita nesse lugar. Essa região possui algumas piscinas naturais beirando à praia e na maré baixa, você passa o tempo todo nelas: uma delícia!

Destinos para descobrir na Bahia

Há infraestrtura de restaurantes em alguns pontos da praia e aluguéis de cadeiras e guarda-sol. Não economize! É super necessário alugar um guarda-sol, caso não queira pegar um câncer de pele. Se pegar dias como eu peguei, sem nuvens no céu e um sol de rachar, não tem outra alternativa para se proteger dos raios solares quando estiver na praia. 

Não é difícil chegar em Itaipu de Fora, inclusive, você passa pela entrada quando estiver indo para a Barra de Maraú. O solo é bem arenoso e todo o cuidadoo é pouco para não atolar.

Perguntei aos nativos quando fariam uma obra para melhorar essa estrada e a resposta foi: não queremos que a estrada melhore! Deixa assim como está, pois dessa forma, a gente consegue manter e preservar o habitat local.

Eu sou agente de viagens e ajudo você a montar o seu roteiro. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entra em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog @ dani.tur.br

O blog Dani Turismo está participando de uma blogagem coletiva onde o tema é Destinos Maravilhosos no Brasil . Compartilho com vocês os canais de todos os participantes dessa ação.

1- Entre Mochilas e Malinhas - Roteiro de 2 dias em Belo Horizonte

2- Chicas Lokas na Estrada - 8 destinos maravilhosos no Brasil para quem ama História

3- Entre Polos -  Destinos para descobrir em Santa Catarina

4- Let's Fly Away - Destinos de Ecoturismo no Brasil: os 8 melhores (com bônus) [8on8] 

5- Viajante Econômica - Oito praias do litoral norte de SP para conhecer

6- Dani Turismo - Destinos para descobrir na Bahia


Share

Dani Turismo

Post A Comment:

10 comments:

  1. Amei a dica deste três destinos da Bahia maravilhosos para conhecer. Concordo com você das razões para explorarmos nosso país. Há tantos lugares e tanta diversidade! Sonho muito em conhecer esse trio, em especial Itacaré. Já salvei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, tudo bem?
      Vale super a pena conhecer o Brasil e se encantar com cantinhos super especiais.

      Excluir
  2. Oi, Dani. Realmente estes destinos da Bahia são para a gente descobrir. Me lembrei de quando estive em Porto Seguro em 1989. Era tudo rústico e os acessos mais difíceis. Hoje está tudo diferente, urbanizado. Quero muito conhecer estes destinos da Bahia. Seu post já me ajudou. Obrigada por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia, tudo bem?
      Fico super feliz em compartilhar boas sugestões de destinos com vocês.

      Excluir
  3. Que lista incrível de destinos na Bahia! E fiquei feliz de ver que conheço todos!! Acho a Bahia um estado ótimo para se explorar, cheia de praias lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, tudo bem?
      Que bacana que já conhece todos! Descobri novos destinos, há pouco tempo, e irei divulgá-los em breve :-)

      Excluir
  4. Dani, a Bahia é um destino maravilhoso para conhecer no Brasil. Eu amo visitar aquele estado. Muito bacana as dicas que você dá pra quem está planejando uma viagem, facilita muito. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zudi, tudo bem?
      O objetivo do blog é ajudar os viajantes. Fico feliz que a mensagem está chegando aos interessados e eles estão gostando.

      Excluir
  5. Bahia: cheia de destinos maravilhosos!! Há pouco tempo estive em Ilhéus e Itacaré e adorei! Não deu tempo de conhecer a Península do Maraú, mas ficou na lista para uma próxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?
      Você vai adorar Maraú. Sugiro que pegue um barco ou alugue 4x4.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br