Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Parques no Rio de Janeiro

Conheça os parques no Rio de Janeiro! Uma sugestão de passeios gastando pouco.

 


O Rio de Janeiro continua lindo e cheio de parques emoldurando as paisagens naturais da cidade. A fama não se resume somente pelas formosas praias, mas também por muitos metros quadrados de uma diversidade de plantas e árvores da Mata Atlântica. 

Nesse post "Parques no Rio de Janeiro", compartilho algumas sugestões de parques na cidade para que você possa curtir com a família e amigos. Acaba sendo um ótimo passeio despretensioso e com baixo custo, para sair da rotina, curtindo um clima natural e agradável. 

1- Parque Nacional da Floresta da Tijuca 

Ele é o principal parque da cidade, onde você ainda encontra uma faixa generosa de Mata Atlântica, sendo considerado um dos principais pontos de conservação e proteção integral da região.

A Floresta da Tijuca possui fronteiras com alguns bairros cariocas, desde a zona norte, passando pela zona sul, até a oeste. Há vários pontos de acesso, mas os locais que mais gosto de visitar são:

1- Acesso principal pelo bairro Alto da Boa Vista, onde você chega fácil à Cascatinha, trilhas, Pico da Tijuca, pracinha infantil, capela Mayrink Veiga e o restaurante Esquilos. 

Parques no Rio de Janeiro

2- Ainda no mesmo bairro, você também pode ir às Paineiras. Hoje em dia, a prefeitura não permite mais o visitante estacionar o carro na entrada das Paineiras, por isso, você precisa fazer uma caminhada de uns 2 km pela estrada Redentor até chegar na bifurcação das Paineiras. 

3- Um dos acessos da Vista Chinesa e a Mesa do Imperador estava fechado, pelo Jardim Botânico, pois o asfalto da pista cedeu após uma forte chuva na cidade. Mas ainda pode ser acessado pelo Alto da Boa Vista.

2- Parque Estadual na Prainha 

Outro lugar de fácil acesso e super bacana de conhecer é o Parque Estadual da Prainha. Fui há um tempo atrás e já vi no noticiário local de que ele abriu nesse período de pós pandemia. A dica é chegar cedo para estacionar o carro, pois ele fica localizado numa região com poucas vagas.

Parques no Rio de Janeiro

A trilha é muito tranquila, podendo as crianças, acompanhadas de seus pais, participarem dessa aventura. No final, você se deslumbra com a paisagem de uma ponta (início da Barra até a outra, Grumari) pelo Mirante do Caeté. 

3- Parque Henrique Lage 

Um parque adorável, pequeno, mas acolhedor. Antigo engenho de açúcar, na época colonial, que se estendia até as margens da Lagoa Rodrigo Freitas. 

De vez em quando, ele recebe algumas feiras artesanais e mini espetáculos de música e ópera. Tenho boas lembranças de piqueniques ou passeios nos finais de semana com amigas, circulando pelos caminhos que vão até o lago, ponte, gruta artificial e um aquário camuflado com espécies exóticas como o tubarão albino. 

Parques no Rio de Janeiro

A Escola de Artes Visuais (EAV) funciona no antigo palacete Lages, que é uma réplica de um palácio romano. Todo material envolvido na construção, como mármores, azulejos e ladrilhos foram importados da Itália e no meio, uma piscina, que hoje é palco de milhares de fotos de turistas. 

Lembrando que os jardins do Parque Lage fazem parte do Parque Nacional da Tijuca, com variedades das espécies da Mata Atlântica. 

4- Parque Jardim Botânico 

O jardim foi criado em 1808 por D. João e conhecido por suas exuberantes palmeiras imperiais, que ficam localizadas perto da rua Jardim Botânico. O parque contempla coleções temáticas, plantas de diversos países e estufas espalhadas com plantas nativas e exóticas. 

Parques no Rio de Janeiro

Uma boa sugestão de passeio é tomar o café da manhã no parque e depois, circular pelos diversos caminhos que levam a um paisagismo deslumbrante. 

5- Parque Eduardo Guinle 

Um parque mais visitado pelos moradores locais de Laranjeiras e Largo do Machado. A sua localização é meio escondida, mas de fácil acesso. Um local pequeno e muito harmônico, com família de patos morando no lago, que faz graça ao olhar das crianças. 

Um espaço discreto, onde o barulho central vem do canto dos pássaros, ideal para passear com os bebês e crianças pequenas. 

6- Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Aterro do Flamengo) 

Ele vai desde o aeroporto Santos Dumont até a enseada de Botafogo, frequentado nos finais de semana pelas famílias ou pelos jovens que jogam futebol à noite. Hoje em dia, ele recebe uma proteção da "polícia presente" que circula pela aérea de bicicleta até o anoitecer. Um projeto de segurança aplicado pela prefeitura que trouxe mais segurança para a região. 

Parques no Rio de Janeiro

Também é palco de mega eventos, como shows e corridas de rua. Eu gosto de passear por duas partes específicas do Aterro: perto do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra e na ciclovia das praias do Flamengo e Botafogo. A vista da Baía de Guanabara e Pão de Açucar é linda!

7- Parque Natural Municipal da Catacumba 

Ele fica localizado perto do parque dos pedalinhos da Lagoa Rodrigo de Freitas. Um parque meio escondido, para quem está de carro e pega a pista rápida da lagoa, acaba nem percebendo que há um parque na região. Mas se você estiver a pé, passeando, pode atravessar a pista pela passarela localizada quase em frente ao parque. 

Parques no Rio de Janeiro

Algumas famílias levam suas crianças para brincar, mas a sensação do parque é fazer a trilha até o mirante da Lagoa. Eu fiz sozinha, porque me disseram que era uma trilha tranquila e realmente é, mas sugiro que façam com grupos de amigos, pois achei a trilha muito deserta. 

8- Parque dos Patins

Um dos locais mais badalados da Lagoa Rodrigo de Freitas, com aluguel de bicicletas, quiosques e fica localizado entre o heliponto (passeios de helicóptero para o Cristo e praias da zona sul) e o Complexo Lagoon, com restaurantes e cinemas. 

Há estacionamento no local, que facilita o acesso de carro, além de pedalinho e um mini espaço para eventos musicais. Eu gostava de parar nele para tomar água de coco, quando ando na Lagoa.

9- Parque Municipal Quinta da Boa Vista 

É um dos maiores parques urbanos da cidade do Rio de Janeiro, localizado em frente à estação de São Cristovão, na zona norte. Um lugar que recebe muitas famílias, nos finais de semana para piqueniques, shows, eventos e visita ao Zoológico, que foi concedido para a empresa BioParque administrar (a mesma que administra o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu).  

Parques no Rio de Janeiro

O fatídico Museu Nacional de Antropologia e Arqueologia ficava no Palácio Imperial, onde foi moradia da família Real de 1822 até 1889. Infelizmente, por falta de manutenção, o palacete pegou fogo em 2018, destruindo o acervo e deixando toda a estrutura danificada.

Sempre gostei de passear pela Quinta da Boa Vista, mas sugiro que façam nos finais de semana, quando há mais movimento no parque. 

10- Parque da Cidade em Niterói

Um parque pouco conhecido pelos cariocas. Posso dizer que é a pérola de Niteroi, após o Museu Niemeyer. 

Ele fica bem escondido, localizado no alto do morro da Viração e sua excelência está pela altitude, sendo principal ponto de salto de parapente na região, sem contar com uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara.

Parques no Rio de Janeiro

Dica é chegar no final do dia, para assistir um pôr do sol espetacular. Mas veja a previsão do tempo primeiro, pois, quando eu fui, o tempo estava nublado.


E você? quais parques já conhece no Rio de Janeiro?

Agora não tem desculpa para passear com a família, gastando pouco. Dica boa é dica compartilhada! :-)



Eu sou agente de viagens e ajudo você a montar o seu roteiro. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entre em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog @ dani.tur.br

O blog Dani Turismo está participando de uma blogagem coletiva onde o tema é Parques pelo mundo. Compartilho com vocês os canais de todos os participantes dessa ação.

1-Dani Turismo - Parques no Rio de Janeiro

2-Entre Polos - Capadócia e o Parque Nacional de Göreme

3-Chicas Lokas na Estrada - Parque Nacional Manuel Antonio na Costa Rica

4-Let's Fly Away - O Jardim Uaná Etê: parque sensacional no RJ. Como visitar? [8on8]

5-Destinos Por Onde Andei… - High Line, o parque suspenso de Nova York 

6-Viajante Econômica - Orquidário de Santos: conheça este parque zoobotânico

7- Mulher Casada Viaja - Balneário de Camboriú: o bondinho e as atrações do Unipraias 






Share

Dani Turismo

Post A Comment:

6 comments:

  1. Adorei suas dicas de parques no Rio de Janeiro, Dani, só conheci o Parque Lage e o Parque da Cidade, em Niterói. Preciso conhecer mais alguns e me encantar ainda mais com a Cidade Maravilhosa que tanto adoro! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?
      A cidade maravilhosa é cheia de encantos e lindas surpresas. Fico feliz que as minhas sugestões foram apreciadas e serão usadas em sua próxima viagem.

      Excluir
  2. Adorei a lista de parque no Rio de Janeiro. Cada um mais lindo que o outro. Não conheço ainda o parque da Prainha. Fiquei como vontade de visitar! Obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, tudo bem?
      Ele é um parque menor, mas com uma vista deslumbrante. Sugiro que chegue cedo para estacionar o carro, pois a Prainha possui limite de carros por dia.

      Excluir
  3. Quantos parques legais no Rio de Janeiro Dani. Como a natureza é exuberante por aí. Não conheço a maioria deles, mas vou procurar conhecer nas próximas idas ao Rio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zudi, tudo bem?
      Os cariocas têm sorte de ainda ter uma boa faixa da Mata Atlântica preservada. Espero que você possa aproveitar muito em sua próxima viagem.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br