Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Ecoturismo em Brotas: Recanto das Cachoeiras

Conheça as belezas naturais de Brotas e se apaixone pelos parques naturais, como o Recanto das Cachoeiras, onde oferece toda uma infraestrutura para passar o dia, com trilhas, cachoeiras e piscina com borda infinita para o vale.

O Recanto das Cachoeiras é um Ecoparque na região de Brotas, que proporciona uma infraestrutura de lazer para toda família.

Brotas é uma linda cidade, a 260 km da capital de São Paulo, famosa pelos esportes de aventura. Ela esconde tesouros, que são desvendados aos poucos, a cada virada de curva ou piscar de olhos, contemplando os vales banhados pelo verde da Mata Atlântica.

Eu sou agente de viagens e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.

Nesse post, nós falaremos sobre Ecoturismo em Brotas: o Recanto das Cachoeiras! Um empreendimento que está a cada dia se renovando.

Como chegar ao Recanto das Cachoeiras?

À entrada principal deste parque fica na Estrada do Patrimônio, a poucos minutos de Brotas. Segue uma referência de tempo de viagem de algumas cidades próximas:




De São Carlos ao Recanto das Cachoeiras: 79 km ou aproximadamente 1 hora

De Campinas ao Recanto das Cachoeiras: 132 km ou aproximadamente 2 horas

De Guarulhos ao Recanto das Cachoeiras: 232 km ou aproximadamente 3 horas

O que fazer no Recanto das Cachoeiras?

Logo quando você entra, há uma recepção com um mapa gigante do terreno, indicando as atividades.


A equipe da recepção te explica direitinho o funcionamento do Ecoparque e quais são as atividades oferecidas que precisam de agendamento (custo extra). 

Há uma variedade delas desde observar o vale no mirante principal até cavalgada, passando pela piscina (que está sendo reformada nesse momento para oferecer um espaço maior e com com borda infinita) e finalizando nas trilhas para as cachoeiras Roseira e Santo Antônio.


Seguem as atividades do Recanto das Cachoeiras:

1- Piscina:

Se os visitantes já gostavam da piscina antes da reforma, imagina quando ela ficar pronta?! Parece que o tamanho será 3x maior que o tamanho anterior e de borda infinita para o vale.


2- Cachoeira Roseira:

A Trilha Mata D’entro (1200m) leva até a cachoeira, que é de fácil acesso, com muitos degraus bem planejados para que a cachoeira fosse visitada com segurança. São 55 metros de queda de água, formada pelos córregos Tijuco Preto e Roseira.


Logo que você desce o primeiro platô, já avista um pequeno mirante para o vale. Mas o melhor está por vir, a ponte suspensa que fica em frente à cachoeira: ótimo local para tirar lindas fotos.



Obs: adaptaram o local para que o visitante fique mais seguro nos banhos naturais, mas sempre tenham cuidado, pois as pedras ficam mais escorregadias perto da queda d'água

3- Cachoeira Santo Antônio:

Você pode chegar pela Trilha da Colina (800m) na Cachoeira Santo Antônio. A cachoeira é formada pelo córrego da Roseira, apresentando uma queda de 20 metros de altura. O banho de cachoeira é divino!


Sugiro que cheguem cedo ou antes das 15h, para aproveitarem bem o tempo.. O platô, perto das quedas, tem um tamanho bom para que vocês possam atravessar a queda d’agua de um lado para o outro.



4- Trilha da Pedra Branca:

Ela é realizada através de agendamento. Não é permitido ir sozinho! Além de passar pelos caminhos que já mencionei acima, pega parte da floresta fechada até a Pedra Branca, onde há uma piscina natural da furna e saltos da pedra dentro do rio Jacaré.

5- Arvorismo:

O circuito é guiado (agendar atividade na recepção). Ao todo são 13 atividades distribuídas no meio da floresta, com uma tirolesa de 250 metros.


6- Tirolesa:

Agendar atividade na recepção. No dia que fui, vi vários equipamentos perto do rendário, preparados para os visitantes.

Foto site Recanto das Cachoeiras


7- Quadriciclo para 1 ou 2 pessoas:

O passeio tem duração de até 2 horas, percorrendo uma trilha com obstáculos naturais até a cachoeira Tamanduá, onde se tem uma parada para o banho.

Foto site Recanto das Cachoeiras


8- Cavalgada da Furna:

A cavalgada dura em média 2 horas e 30 minutos, percorrendo o vale do Jacaré, no meio da floresta, parando na cachoeira das Lebres, para depois, voltar ao Recanto das Cachoeiras. Os monitores são treinados e oferecem equipamentos de qualidade para o visitante.

Foto site Recanto das Cachoeiras


9- Bichos da Fazenda:

O Recanto das Cachoeiras era uma fazenda, que foi se adaptando para o Ecoturismo, onde há uma oportunidade das crianças que moram nos centros urbanos terem contato com os animais de fazenda.


10- Restaurante com buffet e bar da piscina:

Para quem vai passar o dia no parque, ele oferec uma ótima infraestrutura de apoio para almoço (buffet), petiscos (bar), vestiário para tomar banho e armários para guardar as mochilas.


A visita ao Recanto das Cachoeiras foi agradabilíssima, onde nós escolhemos passar o dia no parque através do pacote Day Use. Não está incluso as atividades extras, que precisam ser agendadas na recepção, e nem o almoço. Qualquer comida é paga à parte. 




Share

Dani Turismo

Post A Comment:

14 comments:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse Ecoturismo em Brotas. Pensar que até é bem perto de São paulo dá para fazer num bate e volta de um dia, não acha não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?
      Para quem mora em São Paulo, acho que consegue fazer um bate e volta, em problemas. Caso queira ficar mais tempo, pode dormir na cidade de Brotas para fazer o rafting, no dia seguinte.

      Excluir
  2. Adorei suas dicas!

    Um dos meu planos para depois da pandemia é visitar mais o interior de SP. E um dos lugares que justamente já está no meu radar é Brotas.

    Com toda certeza o Recanto das Cachoeiras estará no meu roteiro de ecoturismo!

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, tudo bem?
      Há outras dicas no blog para que você possa aproveitar o Ecoturismo de Brotas. Boa viagem!

      Excluir
  3. Eu conheço Brotas mas meu roteiro foi tão de aventura que nem paramos pra curtir uma cachoeira, com certeza na próxima viagem vou tentar inclui o Recanto das Cacheiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deisy, tudo bem?
      Eu estou doida para voltar e checar a piscina de borda infinita. O Recanto das Cachoeiras é um dos melhores pontos de Ecoturismo da região.

      Excluir
  4. Brotas é um destino que está na minha lista, pois adoro ecoturismo e essas cachoeiras parecem lindas. Amei as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Você vai adorar Brotas! Sugiro que fique um final de semana, para curtir tudo com calma.

      Excluir
  5. Nossa, eu tenho muita vontade de ir pra Brotas e curtir a natureza de lá. Adorei seu post, obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, tudo bem?
      Brotas é uma região belíssima no interior de São Paulo. Tenho certeza que você vai adorar!

      Excluir
  6. Tenho MUITA vontade de fazer ecoturismo em Brotas! Sou de São Paulo e, quando fui, a água não estava baixa para fazer rafting. Adorei as dicas e quero usar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Quando for assim, você pode ir da mesma forma, pois há Parques de Ecoturismo para curtir o dia inteiro. Com certeza, o rafting é mais famoso na região, devido a projeção das equipes na esfera internacional.

      Excluir
  7. Eu AMO esportes de aventura e saber que tem tirolesa, cachoeiras, trilhas e tudo que tem direito em Brotas pra mim é um prato cheio! Adoreeeei as dicas de Ecoturismo em Brotas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Brotas é o lugar certo para esportes de aventuras, mas também recebe muitas famílias nos Parques de Ecoturismo.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br