Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Museu Emílio Goeldi em Belém

A visita ao museu Emílio Goeldi é surpreendente, onde você pode vivenciar a flora e fauna da Floresta Amazônica. #museumweek
foto com muitas plantas no fundo e vitoria regias boiando no lago


Sabe quando um museu te surpreende?! Assim foi a visita ao museu Emílio Goeldi, em Belém. Havia recebido dicas de amigos para vistar o museu e quando vi no Google Maps a localização, fiquei super curiosa em conhecer de pertinho aquela área, uma mini Floresta Amazônica.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 
Contato: blog@dani.tur.br.

Como chegar no Museu Emílio Goeldi?


O meu hotel não era tão longe e fui a pé mesmo. Acredito que a melhor forma de conhecer bem os bairros é circulando a pé por eles. Passei pelo comércio, escolas, clubes até que, me deparei com árvores altas no horizonte. 

De repente, a flora do quarteirão mudou, parecendo que você estava caminhando num habitat bem diferente da cidade. Assim foi a minha sensação: caminhar perto de muitas plantas por metro quadrado, árvores altas e uma diversidade de flora incrível!

mapa identificando o museu em Belém


Quando visitar o Museu Emílio Goeldi?


O período é bem relativo, porque Belém chove um bocado.. kkk.. não o dia inteiro, mas, a propensão de chuva na região é maior do que em outras regiões brasileiras. Chega a ser uma chuva gostosa, agradável, que vem para refrescar o asfalto. 

Por isso, não há uma época melhor para ir a Belém, simplesmente vá! e volte com lindas impressões de uma capital cheio de vida e harmonia.




O que ver no Museu Emílio Goeldi?


No museu, você pode encontrar tanto Campo de Pesquisa (abrigando as coordenações de Pesquisa e Planejamento, laboratórios e coleções científicas nas áreas de botânica, zoologia, arqueologia, linguística, etnografia, rochas e minerais), o Parque Zoobotânico (com uma área de 5,4 hectares), documentos, peças indígenas, exposições, além de pós graduação e atividades educativas em parceria com as universidades federais e estaduais da região.   

Fundado em 1895, ele está situado no coração urbano, abrigando uma surpreendente flora e fauna amazônica. O clima, naquele quarteirão, se transforma, sendo palco de curiosos, estudiosos e até casais apaixonados montando book para o casamento.




Quanto tempo de visitação ao Museu Emílio Goeldi?


Acredito que o tempo de permanência no local é relativo para cada visitante. Vai depender se você tem o dia inteiro livre ou somente um período do dia. Eu ficaria horas passeando pelos jardins e observando o movimento dos troncos de cada árvore nativa, como o freijó, carnaúba, caxinguba, seringueira, entre outras. 

Mas visitei o complexo já no final do dia, por isso, meu tempo no local foi bem curto. Assim que você entra pelo portão principal, há uma bilheteria com ingressos de valor popular para ajudar a manter o museu funcionando.





Após passar pela catraca, você segue em frente, onde, logo em frente, encontra-se o casarão principal rosado, que abriga as exposições com obras e temas voltados a Mata Atlântica e sobrevivência dos índios Kayapó e Yairati, que vivem em uma área impactada pela agroindústria, pecuária, mineração e projetos hidrelétricos. 



Se tiver interesse em conhecer melhor cada detalhe do museu ou se a visita for em grupo, seria interessante entrar em contato com a Coordenação de Comunicação e Extensão


Esse post faz parte da Blogagem Coletiva com o tema Museum Week junto com outros posts, que foram escritos por amigos blogueiros. Todos retrataram as suas experiência em um museu incrível pelo mundo, seguem os links abaixo:


1 - Cantinho de Ná - Top 3 museus em Nashville: música, história e arte - https://cantinhodena.com.br/2019/05/museus-em-nashville/
2 - Let's Fly Away - 7 Museus em Chicago: Museum Week - https://letsflyaway.com.br/7-museus-em-chicago
3 - Destinos por onde andei... - Royal Ontario Museum, Toronto, o que ver? - https://www.destinosporondeandei.com.br/royal-ontario-museum,-toronto,-o-que-ver?
4 - Viagem Lado B - Museu do Futebol - https://viagemladob.com/museu-do-futebol/
5 - Qualquer viagem. Eu vou! - Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil - Bairro da Liberdade - https://qualquerviagem.com/2019/05/13/museu-historico-da-imigracao-japonesa-no-brasil-bairro-da-liberdade
6 - Uma Viagem Diferente - 5 Museus para conhecer em Santiago do Chile - https://www.umaviagemdiferente.com/5-museus-para-conhecer-em-santiago-do-chile
7- Foco no Mundo - Museus em Nova York: 5 opções imperdíveis que fogem um pouco do comum - https://www.foconomundo.com.br/2019/05/museus-em-nova-york.html
8 - Mapeando Mundo - Museum Week 2019: Top 5 museus para ver Monet - https://mapeandomundo.com/museus-para-ver-obras-de-monet/
9 - Chicas Lokas - Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro
https://chicaslokas.com.br/2019/05/13/museu-de-imagens-do-inconsciente-no-rio-de-janeiro/
10- Tripping Unicorn - Museu das Civilizações Asiáticas em Singapura https://trippingunicorn.com/pt/blog/museu-das-civilizacoes-asiaticas-singapura
11- Viagens Invisíveis - Museu do Vinho em Cafayate, Argentina https://www.viagensinvisiveis.com.br/museudovinhoemcafayate
12 - Pelo Mundo com Manu - Museu do Amanhã - Rio de Janeiro/RJ https://www.pelomundocommanu.com/museu-do-amanha/
13 - Recordações de Viagens - Museu de Arte Digital em Tóquio: Mori Building Digital Art Museum teamLab Borderless - https://www.recordacoesdeviagens.com.br/2019/05/13/mori-building-digital-art-museum-teamlab-borderless/
14 - Mulher Casada Viaja - Um dia no Museu Catavento de São Paulo https://mulhercasadaviaja.com/2019/05/13/um-dia-no-museu-catavento-de-sao-paulo/
15- Fui ser Viajante - Museus de Madrid: como visitar os mais famosos de graça! https://www.fuiserviajante.com/espanha/museus-de-madrid/
16 - Vamos Por Aí - Pinacoteca de São Paulo e o Projeto Educateca para crianças https://vamosporai.com/viagens-pelo-brasil/sudeste/sao-paulo/pinacoteca-de-sao-paulo/
17- Dani Turismo - Museu Emílio Goeldi em Belém - https://www.dani.tur.br/2019/05/dica-museu-goeldi-belem.html
19 - Trilhas e Cantos - Os Museus de Zagreb, na Croácia https://www.trilhasecantos.com.br/2019/05/museus-zagreb-croacia.html



Share

Dani Turismo

Post A Comment:

22 comments:

  1. Tharsila Fernanda Santos Costa13 de maio de 2019 às 13:23

    Que legal esse museu! Ainda não conheço Belem mas parece um ótima opção de programa pra quem está visitando a cidade. E achei o preço super camarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tharsila, tudo bom?
      Sim, o preço é super camarada. O tesouro natural que se encontra nesse museu é extraordinário

      Excluir
  2. Museu Emílio Goeldi em Belém é um oásis verde!! A foto do Google Maps mostra isso muito bem. Achei bem interessante a proposta do museu, falando da cultura indígena e da flora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, tudo bom?
      Um museu a céu aberto com tantas variedades de flora e fauna a serem estudadas. Ele é centro de estudo científicos também, com vinculo nas universidades da região.

      Excluir
  3. Já fui para Belém várias vezes e não sabia desse museu. Fiquei bastante interessado, e da próxima vez que passar por lá visitarei. Boas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bom?
      Eu fiquei impressionada como ele é pouco divulgado no turismo local. Somente os nativos que recomendam a sua visita. Fico feliz que eu pude influenciar na visita de um lugar tão incrível.

      Excluir
  4. Que demais! Muito legal poder visitar um museu e ter contato com a natureza ao mesmo tempo! Parece ser um lugar muito gostoso de visitar =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo bom?
      O clima é super agradável! parece que você está passeando numa mini floresta Amazônica.

      Excluir
  5. Esse museu é lindo! Um orgulho para a cidade. Adoro a vitória-régia, maravilhosa, tão típica da região. Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edileia, tudo bom?
      Sim, uma marco na cidade, com certeza. Muitos centros possuem parques verdes no centro urbano, e Belém não fica de fora.

      Excluir
  6. Sou louca para conhecer Belém (e o norte do Brasil como um todo, ainda não tive a oportunidade). Achei muito interessante a tua dica do museu. Que lugar agradável, rico em flora. Fiquei encantada com as fotos das vitórias-regias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Helen, tudo bem?
      O norte do Brasil é extraordinário:um presente divino de Deus.

      Excluir
  7. Adorei! Pena não conhecer ainda Belém, mas entrou na lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nivia, tudo bom?
      Belém é uma gracinha de cidade com muitas atrações encantadoras.

      Excluir
  8. Ainda não conheço Belém, mas a proposta deste museu parece ser mesmo demais, Dani! Eu me perderia admirando o verde neste lugar! Ótima dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bom?
      Ele possui uma proposta fantástica! Eu ficaria horas admirando a flora dele..kk.. pena que tem hora certa pra fechar.

      Excluir
  9. Adoro Museus assim - com muito verde, pesquisa e relevância para o seu entorno. Me lembrou bastante o Museu Mello Leitão, em Santa Teresa /ES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emilia, tudo bom?
      O museu que você mencionou fica na serra do ES? Só conheço o litoral. Uma boa oportunidade para desbravar a serra também.

      Excluir
  10. Tipo de passeio que gosto: jardins! Também ficaria bastante tempo ali -e essas vitórias-régias, que coisa linda! Um dia ainda vou vê-las pessoalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Uma beleza de lugar onde tive lindos momentos de apreciação da flora local.

      Excluir
  11. Não fazia ideia sobre esse museu!!! Muito bacana e só aumentou minha vontade de conhecer Belém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      Uma ótima oportunidade para conhecer Belém.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br