Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Tour Ecológico Bondinho Pão de Açúcar

Tour Ecológico Bondinho Pão de Açúcar é um tour onde você pode presenciar o trabalho de replantio da Mata Atlântica. Confira o passeio e apaixone-se por essa ideia.


Tour Ecológico Bondinho Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro, que continua linda e cheia de vida! Sabe por quê você escuta tanto essa frase? Eu tenho uma teoria e me faz acredita a cada dia esse trocadilho com a cidade maravilhosa.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 
Contato: blog@dani.tur.br.

Mesmo com tantos conflitos urbanos, que são frequentes nas metrópoles, a cidade do Rio de Janeiro foi presenteada com uma natureza exuberante e que brota em todo cantos. Hoje, falarei sobre o Tour Ecológico realizado em um dos principais cartões postais da cidade: Morro da Urca e Pão de Açúcar.


Como não se apaixonar por esse lugar? É uma visita obrigatória para quem está passeando pelo Rio de Janeiro ou para quem mora na cidade. 

Eu fui conhecer o projeto Tour Ecológico do Bondinho Pão de Açúcar, uma experiência focada no Ecoturismo, através de uma divulgação coletiva com amigos blogueiros cariocas, .


Como reservar ou comprar o Tour Ecológico?

Para fazer o Tour Ecológico, você pode entrar em contato com o Bondinho Pão de Açúcar para reservar até 20 pessoas no grupo. Ou, pode comprar o seu ingresso nas máquinas perto da bilheteria. 

O interessante é que o tour funciona mesmo que haja somente uma pessoa, então, não fique inibida, pois ele pode ser exclusivo caso haja somente você no dia.  


Qual é a duração do Tour Ecológico?

Ele dura aproximadamente 2 horas, podendo se estender um pouco mais, caso haja muitas perguntas ou dúvidas. 

Qual é o preço do Tour Ecológico?

Você pode conferir o preço direto no site do Bondinho Pão de Açúcar. Há uma promoção (nesse momento), onde comprando online tem 10% de desconto. 

Como é o Tour Ecológico?

Após a compra do ingresso, você se encaminhará para o Lounge Vip:acesso ao lounge vip é por fora. Ele possui climatização, sofá, banheiro privativo e um acesso exclusivo para o bondinho, evitando filas gigantes, principalmente no finais de semana. Perfeito!


O guia Thales nos apresentou o tour, informando alguns dados interessantes sobre o projeto, que é a única atração turística no mundo a possuir o Rótulo Ecológico da ABNT e um resumo do que iríamos fazer, logo em seguida, pegamos o bondinho para a nossa primeira parada: Morro da Urca.


Nós fomos apresentados a Via Verde e tudo que ela representa de valor agregado ao projeto ecológico, como replantio das árvores nativas, estudo das mesmas com suas características próprias, criação das abelhas nativas da Mata Atlântica, como:  a Jataí, a Uruçu-amarela e a Mandaçaia.



Vocês sabiam que a abelha da Mata Atlântica não tem ferrão? Eu soube através do guia Thales, que foi explicando com detalhes cada assunto sobre a Mata Atlântica no decorrer do passeio. Aquelas abelhas com ferrões, que ficam sobrevoando a gente são oriundas da Europa e África.


Curiosidade: meio bilhão de abelhas morreram devido a aplicação de agrotóxico e, infelizmente, o Brasil é um dos maiores consumidores e produtores de agrotóxico do mundo.  Mais informações sobre as abelhas da Mata Atlântica, você pode achar no site da AME-RIO (Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro)

Nós fizemos uma paradinha para nos hidratar e encher as garrafas, que recebemos do kit Tour Ecológico. Em seguida, percorremos a Via Verde, que é uma passarela de madeira suspensa. Ela foi projetada numa área arborizada e com um lindo jardim de bromélias, muitas plantas e a árvore do desejo (no meio do caminho). Lembre de fazer um desejo!



Nós ouvimos também sobre o processo de compostagem, onde os resíduos das lanchonetes, eventos e shows no Morro da Urca são retirados pela ONG Pão de Açúcar Verde, que realiza o processo de compostagem e devolve ao ambiente adubo para o plantio de novas árvores.  

Nós recebemos um saco desse adubo, para que possamos fazer a nossa parte e replicar o bem ao ambiente, da mesma forma que o Bondinho Pão de Açúcar está se propondo a fazer. 


Antes de subir para o segundo morro, o guia Thales explicou como foi o processo natural que se deu a origem da formação dos dois picos rochosos, hoje, Morro da Urca e Pão de Açúcar. Vimos também um pequeno exemplo do projeto de energia renovável, através das placas solares. 


Assim que chegamos no segundo morro, nós pegamos uma trilha urbana, de fácil acesso, para circular e ver uma nova paisagem florescendo através do reflorestamento. Há alguns anos atrás, o bambu tomava conta de toda área e, por possuir raízes extremamente fortes e resistente, não deixava com que as árvores nativas se desenvolvesse no local.



Curiosidade: quando o tronco do bambu aparece, significa que, as suas raízes já estão firmes e espalhadas no subsolo. dessa forma, ela não abre espaço para que nenhuma outra árvore vingue no mesmo local. Por isso, onde há bambu, não há biodiversidade ao redor, pois os animais não se alimentam dele. 





Quanto maior a biodiversidade, maior será a qualidade de vida na região!

Ainda fizemos algumas paradas para ver espécies típicas da Mata Atlântica e observar os formatos dos troncos, folhas e flores das árvores. O ponto auge do circuito, no segundo morro, foi a visita ao berçário das plantas, onde há muitos brotinhos crescendo. Eles farão parte da nova faixa ecológica do Bondinho Pão de Açúcar.




Finalizamos o Tour Ecológico bem perto do teleférico do segundo morro, onde o Thales nos mostrou fotos, exemplificando como era a paisagem do Morro da Urca, há alguns anos atrás, e como está hoje. Eu fiquei impressionada com a mudança, onde antes, era uma barreira densa de bambus e hoje, as espécies da  Mata Atlântica voltaram a enfeitar o lugar, abrigando a fauna local. 



Falando em fauna, o pássaro Tiesangue, um dos símbolos do projeto e muito peculiar na Mata Atlântica, nos recepcionou lindamente logo no inicio do tour, emocionante!  

Venham conferir de pertinho o Tour Ecológico e ter uma aula de ecologia com a turma do Bondinho Pão de Açúcar. 





Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 

 

2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.








Share

Dani Turismo

Post A Comment:

10 comments:

  1. Na minha última visita ao Rio eu fiquei impressionado com a quantidade de coisa que tem para fazer no Bondinho de Pão de Açúcar.

    Infelizmente eu não consegui fazer o Tour Ecológico pois estava com pouco tempo, mas quero me programar para voltar com mais calma.

    O passeio no bondinho é o único que eu não me canso de fazer no Rio! hehehe

    Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, tudo bem?
      Eu também amo visitar o Pão de Açucar e não me canso. Esse lugar é muito lindo e precisa ser visto e apreciado com calma.

      Excluir
  2. Que legal, nem sabia que existia um tour como esse. Eu fiz por conta própria, mas sem explicações hahaha. Subi o morro da Urca com minha família e amigos e é um passeio maravilhoso com aquele tanto de mata Atlântica. Pena que foi no dia mais quente da história, era início de janeiro, quase tive um treco hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem?
      Quando a temperatura sobe no Rio, só Jesus na causa .. kkk.. mas acredito que você curtiu bastante o seu passeio pelo Pão de Açucar.

      Excluir
  3. Ameeei seu post! Morro de vontade de conhecer o Bondinho do Pão de Açúcar! Espero poder viajar em breve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, tudo bem?
      O Bondinho do Pão de Açucar é imperdível!

      Excluir
  4. Adorei a informação que não importa o número de pessoas reservadas para fazer o Tour Ecológico. Acho bem difícil conseguir ter um tour privado mas imagina que sorte? Quanta informação você conseguiria ter com o guia em 2 horas sozinha? Sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Eu não estava sozinha. Fiz esse tour com um grupo de blogueiros cariocas. Eu amei o tour, mesmo já tendo viistado o Bondinho muitas vezes.

      Excluir
  5. Adorei saber que o Bondinho do Pão de Açúcar é a única atração turística no mundo a possuir o Rótulo Ecológico da ABNT. Sei BEM a dificuldade de conseguir esse rótulo e dou os parabéns ao complexo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Eles estão fazendo um trabalho exemplar de reflorestamento da Mata Atlântica. Estão de parabéns e a gente agradece!

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br