Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

O que fazer em Playa del Carmem: México?

Veja como

Um lugar que todos os turistas precisam conhecer.

Se você for para Cancun e tiver mais do que cinco dias de férias, sugiro que conheça Playa del Carmem e Tulum. Para quem não tem tantos dias de viagem, a melhor dica é fazer bate e volta de Cancun. Veja as atividades em Cancun para ajudar no seu roteiro.

Nós saímos de Cancun, após o checkout, às 11h rumo Playa del Carmem. O último dia de estadia no hotel acaba sendo para relaxar e fazer tudo com calma: café da manhã, arrumar mala e colocar tudo no carro. Se você gosta de desbravar o destino, vale super a pena alugar um carro. A agência Dani Turismo possui tarifas de locação de carro competitivas, envie o seu pedido de orçamento para blog@dani.tur.br e confira os valores.


A viagem de Cancun até Playa del Carmem é de aproximadamente 1h de carro, podendo ser um pouco mais demorada, caso você queira se despedir de Cancun pelo litoral da Zona Hoteleira. A vista é bem legal, mas possui mais engarrafamento, devido aos sinais de trânsito na frente dos grandes empreendimentos.

Onde se hospedar em Playa del Carmem?

Quando chegamos em Playa del Carmem, já fomos direto para o apartamento. Nós decidimos que ficava mais vantajoso alugar um apartamento perto da praia do que pagar hotel. A agência Dani Turismo possui um pacote amplo de hospedagens podendo escolher a estadia que se encaixa melhor em seu perfil e podendo pagar em até 10x sem juros. Nós fizemos toda a viagem através da agência.

Dica: quando você fica em apartamento, precisa informar ao proprietário ou corretora a hora aproximada de chegada. Como, hoje em dia, a maioria dos turistas compram chips internacionais para o celular, fica mais fácil o contato.

A nossa hospedagem sempre foi escolhida de acordo com a melhor localização. Mesmo alugando um carro, ele acaba sendo mais usado para os trajetos mais longos, como: os passeios, ir à um mercado grande ou se deslocar de uma cidade para a outra. Quando você estiver em Playa del Carmem, o melhor é você conhecer as principais ruas comerciais a pé. Tudo fica perto, quando você está bem localizado.

O condomínio do apartamento era uma gracinha. Ele oferecia garagem, churrasqueira e piscina, além do apartamento com duas suítes, uma sala de tv, outra para jantar e cozinha americana, toda montada com eletrodomésticos e utensílios importantes para o dia a dia.


Atenção: nós tivemos a sorte de ficar no último período da faixa livre nos estacionamentos públicos da cidade. Antes da nossa saída, a prefeitura já tinha instalado as placas de cobrança nas vagas da rua, porém, a cobrança oficial seria após a nossa saída. Isso não iria influenciar na nossa logística, pois tínhamos garagem, mas para quem aluga apartamento ou reserva hotel sem estacionamento privativo, acaba sendo prejudicado. Fique atento!

Onde comer em Playa del Carmem?

A primeira coisa que fizemos foi reconhecer o território e procurar algum lugar para almoçar. A gastronomia mexicana é bem democrática, alcançando a todos os tipos de bolsos. Como Playa del Carmem recebe diversos tipos de público, há a oferta abundante de diversos restaurantes na cidade.

A nossa ideia principal é escolher restaurantes de origem mexicana, para mergulhar na gastronomia e temperos do país. Lembrando que eles usam muita pimenta e caso você não goste de comida picante, sugiro que avise e relembre o garçom disso.

Nós experimentamos também as marquesitas, feitas nas barraquinhas de rua. Ela é feita com um preparo de massa, estilo a um crepe, mas bem mais fino. O rapaz coloca um pouco da massa na chapa redonda e logo em seguida, ela já vira um cone grande de biscoito crocante. O valor dela vai depender do recheio. Recomendo!


Deixarei dicas de alguns restaurantes em Playa del Carmem:

- Para experimentar os petiscos mexicanos, a melhor sugestão é a Cerveceria Chapultepec.

- Para o paladar já conhecido, pode ir no Hard Rock ou Señor Frog


- Para experimentar tacos, há uns restaurantes que só vendem eles, com vários tipos de recheios:


O que fazer em Playa del Carmem?

Nós aproveitamos o primeiro dia, de chegada no destino, para pesquisar valores de alguns passeios. Eu recomendo que feche os passeios, ainda no Brasil, para que não se preocupe com isso. Mas como eu administro uma agência de viagens, fico na função de pesquisar o melhor custo x benefício para os clientes.

A praia de Playa del Carmem é bem democrática, contendo muitas entradas pelas ruas transversais, com estacionamento privado e placas de sinalização. Há beach clubs espalhados em quase toda a praia, onde oferece um serviço diferenciado de cadeiras e petiscos, mas nada te impede de esticar a sua canga e ficar na areia: a praia é pública!

Se você tiver de carro, vale a pena conhecer a Playa Esmeralda. Ela é uma extensão da Playa del Carmem, mas se não gosta muito de andar longas distâncias, pode ir de carro. Essa praia é mais frequentada pelos locais e você assiste um pôr de sol belíssimo de lá!

Atenção: sugiro que visite esses pontos mais afastados se estiver em um grupo ou nos finais de semana, onde há mais movimento no local.

Abrindo o mapa, você pode ver que há uma ilha gigante, em frente de Playa del Carmem, a Ilha de Cozumel. Muitos fazem um bate e volta para conhecer a ilha. Há algumas opções de passeios para lá:

1- Com agência de turismo: você pega a lancha rápida no cais de Playa del Carmem e um receptivo estará na ilha te esperando para levar para alguns pontos importantes da ilha.

2- Contratando um barco: esses passeios são contratados na hora com o dono do barco. O passeio é bem parecido com os que tem em Angra dos Reis, onde fica o dia no barco, com paradas de mergulho e acesso a frutas a bordo.

3- Comprar por conta própria o ingresso da lancha rápida de Playa del Carmem a Cozumel na hora: em princípio, pode ser a melhor forma para diminuir o custo, mas, quando você chega na ilha, estará na zona portuária e central, onde a praia não é muito boa para banho. As melhores praias da ilha ficam bem longe dalí, tendo que contratar um taxi ou alugar um carro. Aviso que os carros das ilhas são bem cacarecos, onde alguns nem tem porta.

4- Comprar por conta própria o ingresso da balsa para ir pra Cozumel de carro, no porto de Punta Venado: se você não tiver na alta temporada, consegue comprar o ingresso na hora. As duas empresas (Ultramar e Transcaribe), que fazem essa travessia, priorizam a logística dos caminhões de carga e combustível (carga negra).


Falarei com mais detalhes sobre o que fazer em Cozumel em outro post.

Você também pode fazer bate e volta a Tulum, caso não tenha muito dias de viagem para se hospedar lá. Um lugar que me surpreendeu, com uma natureza exuberante (Parque Nacional Tulum) e onde está localizado uma das ruínas Mayas, super famosa porque é a única litorânea. Falarei mais sobre o que fazer em Tulum em outro post.

Um dos passeios imperdíveis para quem está em Playa del Carmem é a visita aos cenotes, piscinas naturais. Eles são de fácil acesso, localizados na estrada principal. A diferença entre eles é o tamanho das piscinas e infraestrutura oferecida. Alguns nos chamaram a atenção, como o cenote Azul e Jardin del Éden.




Se você não fez o passeio aos parques do grupos Xcaret, quando estava em Cancún, talvez possa fazer em Playa del Carmem, pois eles ficam muito próximos da cidade: Xcaret (parque temático e um dos mais famosos no México, com atividades e rios subterrâneos), Xenses (parque onde explora os sentidos e com cenários fabulosos) e Xplor (parque de aventura, onde há cavernas e rios subterrâneos).

Quando você chega dos passeios, pode sair para jantar na Calle Quinta Avenida, principal rua de pedestre de Playa del Carmem, com muitas lojas de marca internacional, artesanato mexicano, restaurantes, sorveterias, mini mercados e lanchonetes. As três ruas paralelas à praia são movimentadas, sendo que somente a calle quinta avenida é a de pedestre, onde não passa carro.



Dica: se você precisar tirar dinheiro em uma caixa eletrônica ATM ou fazer câmbio, a calle quinta avenida também será uma das melhores opções.  



Eu sou agente de viagens e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 
Contato: blog@dani.tur.br
Share

Dani Turismo

Post A Comment:

18 comments:

  1. O México é um dos meus sonhos não concretizados ainda. Sou louca pela comida, paisagens e amei ler esse post com o que fazer em Playa sem Carmen, só me deu mais vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Quando você for ao México, pode entrar em contato comigo para que eu te ajude no roteiro.

      Excluir
  2. Visitar Playa del Carmen ainda está na nossa bucket list de viagens. Adorei as dicas, principalmente assobre o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Quando for a Cancun, deixe alguns dias livres para Playa del Carmen, Cozumel e Tulum.

      Excluir
  3. O México está na nossa lista de desejos há uma década e é claro que a Playa del Carmem não vai ficar de fora do nosso roteiro. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem?
      Além de Cancun e Playa del Carmen, sugiro que conheça Tulum e a ilha de Cozumel também. Você pode ver as dicas no blog para fazer um roteiro completo.

      Excluir
  4. Tenho as melhores lembranças das semanas que passei no México. Esse é um país que eu quero muito voltar! Depois de rodar por várias cidades, encerramos a viagem em Playa del Carmen (não fomos a Cancun). Fizemos tudo de transporte público e foi uma verdadeira aventura! rsrsrs Playa é linda e deixou saudades! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Analuiza, tudo bom?
      Que sensacional, vocês fizeram tudo pegando transporte público! Nós decidimos alugar o carro para otimizar o tempo.

      Excluir
  5. Gosto bastante de viajar pelo México, mas nunca fui a Península de Yucatán, mais do que Cancún quero muito conhecer a Riviera Maia, principalmente Playa del Carmen, Mérida e Campeche, que ótimo que você colocou a diferença entre passeios guiados e por conta própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, tudo bom?
      Nessa viagem eu fui até Mérida, passando por Valladolid. Aproveitamos bastante o interior de Yucatan.

      Excluir
  6. Decididamente, tenho de voltar ao México :) Fiquei encantado pelo país e não visitei uma única praia. Parece que são mesmo das melhores que podemos encontrar nas Américas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom?
      As praias são belíssimas na Riviera Maya, mas as ruínas também são sensacionais e históricas. Há alguns posts no blog que te ajudarão a montar o seu roteiro. Qualquer dúvida, eu posso fazer roteiros personalizados também.

      Excluir
  7. As praias de Cancun e Tulum, no México, são bem populares entre os portugueses, embora sejam um destino caro para quem sai da Europa. Boas dicas sobre a Playa del Carmem, com certeza incluirei num futuro roteiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia,
      Olha que legal, não sabia que os portugueses se interessam pelo México. Achei que eles gostassem mais do litoral francês e ilhas espanholas/italianas. Talvez possa ser mais caro devido a logística de voo, mas para quem ganha em euro, acredito que a viagem fica mais em conta do que para os brasileiros.

      Excluir
  8. Estou querendo ir para Cancum em breve e certamente Playa del Carmen estará no meu roteiro, adorei as dicas e fiquei com água na boca com as comidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana. tudo bom?
      Para quem vai à Cancun, precisa conhecer Playa del Carmen, ilha de Cozumel e Tulum. Sugiro que fique, pelo menos, 7 dias para fazer bate e volta de Cancun, ou mais dias, para se hospedar em PLaya del Carmen.

      Excluir
  9. Playa del Carmen é linda! Prefiro até mais que Cancún! Também fui pra Cozumel por conta própria e achei super mais em conta. Alugamos uma scooter e demos a volta na Ilha e voltamos no último ferry no famoso esquema bom, bonito e barato! Louca pra voltar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, tudo bom?
      Achei a sua ideia de alugar uma scooter bem legal, talvez mais econônimco e seguro do que o carro. Também fiz bate e volta, pegando a balsa bem cedo e voltando no último horário.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br