Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

Conheça o centro histórico de Ilhéus com dicas do que fazer, onde comer e comprar.
Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

A Bahia e seus encantos. A cada dia fico mais encantada com as cidades baianas: a primeira a ser visitada foi Porto Seguro e arredores, depois conheci Salvador, Praia do Forte, Morro de São Paulo e Boipeba. Fiz um mergulho delicioso em Abrolhos e ano passado, fui para Ilheus, Itacaré e Península de Maraú. Que viagem fantástica!

Cada paisagem, enche de esperança e amor pela beleza e cultura. O Brasil é muito lindo!

Ilheus, a cidade de Jorge Amado, um dos mais famosos escritores brasileiros de todos os tempos. Ele nasceu em 1912 e morreu em 2001, sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia. Ele apresenta a situação político-econômica da época, denunciando a miséria e opressão dos trabalhadores rurais e das classes populares nos livros País do Carnaval e Capitães de Areia. Os livros mais famosos foram projetados na TV, sendo interpretados nas novelas: Gabriela Cravo e Canela, Tieta do Agreste e Dona Flor e seus Dois Maridos.  

 A cidade de Ilhéus já foi palco de grande interesse dos investidores de cacau internacional, possuindo uma enorme herança brasileira dentro das fazendas de cacau: uma época de ouro, onde os fazendeiros fizeram muito dinheiro vendendo cacau para o mercado internacional. Mas hoje, nós falaremos sobre os principais pontos turísticos no centro histórico de Ilheus, onde o tema é Walking Tour em Ilheus.

O que fazer no centro histórico de Ilhéus?

O centro histórico é pequeno, comparado com grandes cidades como Salvador, SP e Rio de Janeiro. Acredito que você consiga circular por ele em 2h, andando devagar para apreciar os casarios e arquitetura de época. Caso tenha interesse em entrar nos museus e dar uma paradinha no mercado de artesanatos, sugiro que reserve meio dia de seu roteiro. 

1- A Catedral de São Sebastião

Iniciei as minhas andanças pela catedral, que pode ser vista de longe por sua imponência arquitetônica. Ela foi inaugurada em 1967, levando mais de trinta anos para ser construída no estilo Neoclássico: com vitrais, abóboda principal com 48m de altura e colunas. O projeto é do arquiteto Salomão da Silveira, O seu interior é simples em comparação a majestosa fachada. 

Quando fui, em dezembro de 2020, ela estava decorada com tema natalino, com um lindo e grande presépio ornamentando o seu jardim. 

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

2- Bataclan

A casa é localizada na Praça José Marcelino, foi inaugurada em 1920 como uma casa de prostituição, cabaré e cassino. Os frequentadores ilustres eram os coronéis do cacau na região, que dividiam o espaço com marinheiros, boêmios e intelectuais. Ali, era um dos pontos estratégicos de Ilhéus para centro de lazer, negócios, jogos e decisões políticas. 

Dentro da obra de Jorge Amado, foi no Bataclan que Maria Machadão ficou para a história. Personagem de Gabriela, Cravo e Canela, ela era uma mulher de pulso firme, administradora de um dos lugares mais movimentados de Ilhéus e amiga dos coronéis. Ela existiu e comandou o Bataclan nos tempos aureos: entre 1920 e 1940. 

A casa foi tombada como patrimônio histórico em 2004, reformada e reaberta como restaurante e espaço cultural. Ela estava fechada, por isso, não pude realizar a programação que havia feito nela: experimentar os quitutes do restaurante e visitar o museu no segundo andar. 

3- Restaurante Vesúvio

O restaurante Vesúvio foi outro local retratado por Jorge Amado em Gabriela, Cravo e Canela. A Gabriela trabalhava no local e dava o tempero especial de cravo e canela nas refeições. O restaurante foi aberto em 1920 e funciona ainda hoje, com cardápio executivo para almoço ou cardápio completo de petiscos e pratos regionais. 

Se você se programou de almoçar no centro histórico, vale a pena curtir a gastronomia do Vesúvio. Lembrando que há uma filial com vista pro mar, perto da pista do aeroporto. Eu fui nele, onde o cardápio é reduzido e mais selecionado. 

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

4- Casa de Cultura Jorge Amado

A casa de cultura Jorge Amado é de estilo neoclássico, com destaque na rua de mesmo nome devido a sua arquitetura. A rua Jorge Amado é uma das principais ruas de comércio de Ilhéus. Ela foi fundada em 1997, passou por uma reforma para expôr roupas, fotos e itens pessoais do escritor. Ele viveu na casa com sua família até a adolescência. 

Ela tem 600m, com 5m de pé direito. Os seus salões abrigam a Fundação Cultural, a Academia de Letras e o Instituto Histórico de Ilhéus. Eu não fiz o tour, porque a casa estava fechada no dia que estava no centro de Ilhéus. 

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

5- Sorveteria Ponto Chic

Ela é considerada um dos pontos de encontro dos literários da época, onde Jorge Amado frequentava para se refrescar das altas tenperaruras de Ilhéus. Ela possui uma variedade boa de sabores, podendo pedir uma provinha para escolher os seus sabores: eu sempre peço para experimentar algo inusitado ao meu paladar, para sentir as frutas regionais. 

Ela fica localizada na esquina da rua Jorge Amado, em frente ao restaurante Vesúvio. 

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado


6- Prefeitura de Ilhéus: Palácio de Paranaguá

O Palácio Paranaguá abriga a prefeitura da cidade de Ilhéus. É um prédio de dois pavimentos, pintado de rosa escuro, com muitas janelas e ornamentos. A sua construção é característica da época áurea do cacau, com muitas janelas e estátuas adornando sua fachada. Olhando pela janela, parece ter um interior muito bonito, porém, não pude visita-lo. Não há visitação guiada dentro do palácio, mas há uma exposição de antiguidades. 

Para quem gosta de uma paradinha pro cafezinho, pode tomar um no Atlantico Cacau e Chocolate, em frente ao palácio. 

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado

7- Mercado de Artesanato

Sempre recomendo visitar o mercado de artesanato local, para que você possa conhecer a gastronomia e arte da região. Para quem curte artesanato, pode adquirir objetos de decoração ou lembrancinhas para amigos e familiares. As especiarias locais também chamam a atenção, para quem gosta de temperos frescos. 

Sobre os preços? eu não achei tão barato, mas se você vai ficar somente em Ilhéus, acredito que o mercado seja o melhor local para as comprinhas de viagem. 

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado


Dicas extras: mirantes em Ilhéus

- Mirante Outeiro de São Sebastião: um dos melhores lugares pra ter uma boa vista da cidade.

- Mirante do Canhão: um lugar agradável para observar o encontro do mar com o rio, com vista para a praia do cristo.

- Mirante da Piedade: com vista panorâmica de diversos lugares em Ilhéus, incluindo a praia, centro e Morro de Pernambuco.

Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado


Eu sou agente de viagens e ajudo você a montar o seu roteiro de viagem. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entra em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br

O blog Dani Turismo está participando de uma blogagem coletiva onde o tema é Walking Tour. Compartilho com vocês os canais de todos os participantes dessa ação. 

1 - De Lugar Nenhum - O que ver em  Barcelona: Walking Tour

2- Elizabeth Werneck - City Tour a pé gratuito? Descubra o Free Walking Tour e economize nas viagens

3- Viajante Móvel: O que fazer no Brooklyn em Nova York: Walking Tour 

4- Uma Senhora Viagem - Walking Tour: 8 Incríveis Passeios no Brasil e no Mundo 

5. Primeiro as Damas! -  Walking tour em Copenhague: o que fazer na capital da Dinamarca a pé

6 - Experiência Barbara - O que é Free Walking Tour? Vale a pena incluir no roteiro? 

7- 6 Viajantes - Walking Tour guiado pelo bairro histórico de Colonia del Sacramento  

8- Dani Turismo - Walking Tour em Ilhéus: a cidade de Jorge Amado 

9 - Lets Fly Away - Centro histórico de Paraty: walking tour para conhecer seus segredos 

10- Uma Viagem Diferente - Walking Tour: Roteiro a pé em Brasília 

11 - Recordações de Viagens - Roteiro a pé por Viena 



 


Share

Dani Turismo

Post A Comment:

14 comments:

  1. Eu compartilho do teu encantamento pelas paisagens e pela cultura do nosso país! Já pude conhecer alguns destinos na Bahia (adoro!), mas ainda não fui a Ilhéus. Certamente tuas dicas e teu roteiro para um walking tour pela cidade serão muito aproveitados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen, tudo bem?
      Eu demorei um pouco para conhecer Ilheus e aproveitei para incluir Itacaré e Península de Maraú no pacote.

      Excluir
  2. Amei conhecer a Ilhes de Jorge Amado pelo seu passeio. Fiquei encantada ao saber que existe de verdade o Bataclan e o Restaurante Vesúvio! Vontade de visitar ILhéus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, tudo bem?
      Eles sempre existiram. O Bataclan estava fechado durante a minha viagem e o Vesúvio, está aberto no centro e na praia.

      Excluir
  3. Oi,Dani
    Há tempos planejo visitar Ilhéus e conhecer essa herança deixada por Jorge Amado e meu roteiro tb seria seguir para Barra Grande. Já estive em Itacaré 2 vezes mas só passei por Ilhéus e não a visitei . Quero aproveitar suas dicas e quem sabe esse ano ainda é possível fazer isso. Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, tudo bem?
      Se voltar a ILheus, sugiro hospedagem a beira mar, que é uma delícia.

      Excluir
  4. Adorei seu roteiro por Ilhéus. Uma viagem por lugares que nos remetem a obra de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, tudo bom?
      Vale super a pena conhecer, principalmente se for fã de Jorge Amado.

      Excluir
  5. É muito gostoso caminhar por um lugar que inspirou livros e novelas, como foi a Ilhéus para Jorge Amado!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conheço Ilheus, mas esse seu roteiro a pé pela cidade de Jorge Amado me deixou com muita vontade de conhecer! Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih, tudo bom?
      Quando for a Ilheus, aproveita para incluir Itacaré e Península de Maraú.

      Excluir
  7. Ilhéus é uma cidade que fui algumas vezes com meus pais quando era criança e agora definitivamente preciso voltar. Adorei os pontos que você conheceu no seu walking tour em Ilhéus - e isso só aumentou minha saudades do lugar! Foi como viajar no tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, tudo bem?
      Que bacana! Aproveita para visitar as fazendas de cacau também.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br