Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Primeira Viagem em Pomerode

O que fazer em Pomerode? Conheça a famosa Páscoa de Pomerode
Primeira Viagem em Pomerode

Esse post fará parte da série: Viagem em Família com a Júlia!

Eu, mãe da Julia :-), já tinha um desejo de voltar a Pomerode, cuja cidade visitei com a minha mãe quando estávamos desbravando o vale europeu, há um tempo atrás. Naquela época, Pomerode era um local em desenvolvimento devido a entrada de indústrias na região, mas não tinha tanta divulgação da cultura alemã. Na ápoca, havia alguns restaurantes para receber turistas e serviam a gastronomia típica alemã, além do prato regional, o marreco.

Ao passar dos anos, eu comecei a minha tragetória no ramo do turismo e devido ao trabalho, venho acompanhando as divulgações pelas cidades históricas. No caso de Pomerode, que foi povoada por alemães, os imigrantes foram para o estado de Santa Catarina em busca de uma nova oportunidade de vida. 

O nome Pomerode veio da junção da palavra "pommern" com o verbo alemão "roden" significando tornar a terra boa para cultivo. A região de Pomerode foi colonizada por imigrantes da Pomerânia, que já tinham em seu DNA trabalhar com a agricultura de subsistência e criação de gado e suíno. 

As indústrias vieram no século XX nos setores de móveis, laticínios e porcelana, mas hoje em dia, há um leque maior de produtos sendo fabricados em Pomerode, como cristais, brinquedos e roupas infantis.

A prefeitura de Pomerode, junto com os empresários locais, se uniram para desenvolver o turismo local: lançando algumas rotas turísticas como a do imigrante e a Enxaimel (estilo de construção típica alemã), além das festividades e das visitas às fábricas locais de chocolate, louças e fabricação textil. 

Como foi a viagem da família com a Júlia?

Foi melhor do que esperávamos, pois criamos uma expectativa devido às experiências de outras famílias, mas a Júlia correspondeu muito bem durante toda a viagem. 

Como sempre viajamos, desde o início de namoro, a ideia seria continuar fazendo o que gostamos incluindo a Júlia. Ela tinha 4 meses e voltou com 5 dessa viagem. Nessa fase, o bebê se alimenta exclusivo de leite, por isso, foi bem tranquilo levá-la para os lugares.

Como ela estava numa fase boa, aflorecendo o lado curioso, se adaptou nos lugares e vivenciou muito bem o dia a dia com a gente, mesmo saindo de sua zona de conforto (casa da família).

Os festivais em Pomerode:

Nós aproveitamos a nossa ida a Pomerode para conhecer a famosa festa da Pascoa (Osterfest), que já estava a todo vapor e comemorando a maior ovo de Páscoa do mundo, no estilo alemão. Há várias atrações durante todo o dia, como músicas folclóricas, comidas típicas, muita bebida e oficinas de artesanato para as crianças: montar seu coelho de pano, pintura de ovos e produção de cookies coloridos. 

Primeira Viagem em Pomerode

Há outros eventos em Pomerode, durante o ano, como: 

-Julho: Festival Gastronômico, onde Pomerode vira uma vila gastronômica de inverno

Você pode experimentar as cervejas, cucas, pães, chocolates e biscoitos típicos no embalo de muita música regional. 

-Novembro: Festival da Cerveja, Bierfest, onde reúne o melhor das diversas marcas de cervejas artesanais do Vale Europeu.

Como chegar em Pomerode?

Nós alugamos carro no aeroporto de Florianópolis para melhor mobilidade da família pela cidades visitadas: Balneário Camboriu, Brusque, Blumenau, Pomerode e Nova Trento. 

Como a Júlia era muito pequena, não pegamos estrada direto à Pomerode, pois poderia ficar muito puxado para um bebê. Nós fizemos uma parada estratégica em Balneário Camboriu, pernoitando por uma noite e pegando a estrada no dia seguinte.

Percorremos mais de 2h de Balneário Camboriu até Pomerode, fazendo algumas paradas para troca de fraldas, amamentação e abastecimento do carro. Sem contar que fomos numa época de chuvas em Santa Catarina (Março) por isso, nós mantivemos uma velocidade baixa na estrada devido às tempestades. 

Primeira Viagem em Pomerode


O que fazer em Pomerode?

Há algumas atrações interessantes na cidade, como:

1- o tour na fábrica de chocolate Nugali, cuja interação com os processos de fabricação do chocolate vai desde projeções retratando a história da criação da fábrica, passando por um ecossistema com o fruto cacau no pé, percorrendo a fábrica através de grandes janelas de vidro, finalizando com uma pequena degustação dos tipos de chocolates da Nugali. 

Primeira Viagem em Pomerode

A fábrica fica localizada na rota Enxaimel, que se inicia bem próximo ao pórtico da cidade.

2- Alles Park: o parque já está cobrando ingresso para entrar, mesmo quem tem a intenção de somente passear pela "vila germânica". Como a Júlia tinha somente 5 meses, não fazia sentido a gente pagar 2 ingressos de adulto para ficar meia hora no local. Mas para as famílias com crianças maiores, pode aproveitar bem mais o espaço com as atividades e brinquedos oferecidos no parque de diversão.

Primeira Viagem em Pomerode

Não sei dizer se vale a pena, pois não entramis, por isso, sugiro que leiam resenhas e avaliações na internet sobre o Alles Park. Por ser um espaço aberto, fiquem de olho na previsão do tempo. 

3- a Vila Encantada: é um parque educativo com oficinas temáticas para as crianças, com dinossauro em tamanho real e aventuras ao ar livre. Também não fomos, pois a Júlia não iria aproveitar o parque. 

4- visita às lojas de fábricas, como:

-Loja de fábrica Oxford: era a loja que mais criei expectativa, pois queria comprar as taças de cristal, mas foi a que mais me decepcionei. Os preços são mais altos do que comprar pela internet, sendo que a segunda opção oferece a facilidade de entrega em casa (você não precisa carregar peso e correr o risco das peças quebrarem no avião).

-Loja de fábrica porcelana Schmidt: há um setor com louças promocionais, devido a algum problema de fabricação, geralmente louças brancas. A loja é grande e possui uma diversidade de peças. Não pesquisei para saber se o preço está abaixo do mercado. 

Primeira Viagem em Pomerode


-Loja de fábrica Karsten: os preços também são equivalentes aos da internet, não valendo a pena comprar durante a viagem.

-Loja de fábrica Fakini: fica em frente á fábrica, mas ela será transferida para um espaço dentro da fábrica, futuramente. Eu fui super bem atendida e a grade de roupas abrange desde bebê até juvenil, com preços bem atrativos. Como a cidade já estava comemorando a Páscoa, após a compra na loja, eles davam um ovo de plástico com o seu nome para colocar na árvore, em frente a loja.

-Loja de fábrica Killy: há dois endereços, no Passeio Pomerano (loja menor) ou na estrada chegando em Pomerode via Blumenau (loja grande e com muitas opções). As vendedoras são muito atenciosas, mas você precisa garimpar para encontrar bons preços.

5- Andar pelo centrinho para tirar foto do portal, além de registrar uma linda cidade bem cuidada pela prefeitura e seus moradores. 

Primeira Viagem em Pomerode

6- Zoo Pomerode: faz parte da rede Bioparque, a mesma rede dos zooa de Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro. Maior centro de conservação de animais de Santa Catarina, totalizando mais de 900 animais. O conceito da rede Bioparque é cuidar de animais resgatados pelo tráfico de animais, além da preservação de espécies ameaçadas de extinção.  

Onde comer em Pomerode?

Os principais restaurantes alemães divulgados no passaporte Pomerode são:

- Schornstein Kneipe: ele é mais voltado para quem gosta de beber cerveja/chop e pedir aperitivos, mas também serve pratos típicos.

Primeira Viagem em Pomerode

- Currywurst: localizado na rota Enxaimel

Primeira Viagem em Pomerode

- Fritz Burger: voltado para os amburgueres artesanais e com carta de cervejas artesanais.

Primeira Viagem em Pomerode

- Bayern Grill: não experimentamos, mas dizem que oferece melhores cortes de grelhados de carne e há música ao vivo à noite

- Bierwein: localizado no Passeio Pomerano, uma boa pedida de pizza à noite.

Primeira Viagem em Pomerode

- Wunderwald: fica na estrada e foi uma pena que não tive tempo de conhecê-lo. 

Outros restaurantes do passaporte:

- Ristorante Funiculi Funicula: italiano e os partos são bem servidos e preparados.

Primeira Viagem em Pomerode

- Restaurante Rota da Truta: na rota Enxaimel, após a fábrica Nugali. Sequência de trutas.

- Bistro D'Ccília: uma casa aconchegante, onde a chef prepara pratos deliciosos. 

Primeira Viagem em Pomerode


Sobre o passaporte de Pomerode:

Achei esse projeto super legal e prestigia o comércio local. Nós ficamos sabendo porque nos hospedamos numa pousada que faz parte do projeto, ganhando o primeiro carimbo no passaporte.

O brinde é uma caneca de porcelana ou um copo de chop de vidro com a logotipo de Pomerode. Para ganhar o brinde, você precisa obter 10 carimbos diferentes dos estabelecimentos que participam do passaporte, desde hospedagem, visitas a lugares, lojas até restaurantes.  

Nós priorizamos as idas nos restaurantes, que prestigiam esse projeto, para ganhar o copo de chop (tamanho família, igual aos da Alemanha) como recordação da primeira viagem da Júlia. 


Eu sou agente de viagens e viabilizo a sua viagem com boas tarifas comerciais!

Contato: blog @ dani.tur.br



O blog Dani Turismo está participando de uma blogagem coletiva onde o tema é Primeira Viagem. Compartilho com vocês os canais de todos os participantes dessa ação:

Dani Turismo - Primeira Viagem em Pomerode 

Travel Tips Brasil -Passeio de balão na Califórnia  

Let's Fly Away - Viajar para Itália: tudo para planejar sua viagem sem erro

Mulher Casada Viaja - Paris pela primeira vez 

Viajante Econômica - Dicas para viajar pra Europa pela primeira vez 





Share

Dani Turismo

Post A Comment:

8 comments:

  1. Gostei muito o seu relato sobre Pomedore e quero acompanhar toda a série "viagem em família com a Júlia". Viajar com crianças é um desafio, foi bom ler como a Júlia se adaptou bem ao passeio nessa cidade tão fofinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu, tudo bem?
      Nós estamos animados em fazer novas viagens com a Julia, cuja a programação anual já está preenchida com diferentes destinos.

      Mandaremos notícias em breve.

      Excluir
  2. Que bela recordação da primeira viagem com a Júlia - e Pomerode foi uma ótima escolha de destino. A minha Julia tinha entre 4 ou 5 meses quando fizemos a primeira viagem, foi mais fácil do que viajar com ela hoje ahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, tudo bem?
      Adoro ouvir histórias de viagens de famílias com bebês. Acredito que sua viagem deve ter sido maravilhosa :-)

      Excluir
  3. Viajar com a Júlia vai ser sempre especial. A cada nova viagem vocês despertarão um novo olhar pro destino. Adorei ver como Pomerode mudou. Era um destino que fazíamos em família na minha infância. Saudades! Quero voltar lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Também adorei voltar a Pomerode e vivenciar um novo destino em destaque no sul do Brasil.

      Excluir
  4. Oi Dani, que legal a sua experiência com a pequena em Pomerode. Eu não fazia ideia da existencia desse lugar! Adorei os atrativos! Gostei principalmente de saber dos festivais gastronômico e de cerveja, acho que eu preferiria visitar nessas épocas! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?
      Achei interessante incluir a programação anual para que os leitores possam saber que há outras festividades bacanas em Pomerode.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br