Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Jardins no Rio de Janeiro - ensaio gestante

Jardins no Rio de Janeiro - ensaio gestante


Eu sempre gostei de plantas, de fazer trilhas imersa na natureza e apreciar as flores. Lembro que ainda na PUC, eu ficava um bom tempo observando os movimentos dos caules e galhos das árvores, num pedacinho da Mata Atlântica que reinava no terreno da faculdade. Durante a entrega do canudo, fui taxada como a menina natureza pelos amigos formandos, devido ao tempo que eu investia admirando a natureza.

Eu poderia falar de algumas trilhas com jardins nessa blogagem, mas escolhi falar de dois lugares especiais, que remetem a minha nova fase de vida. Alguns registros foram feitos nesses lugares, durante a minha gestação, que me fizeram relembrar momentos da barriga.

Como a minha vida sempre foi muito agitada, com mil e uma coisas, eu senti a necessidade de registrar o crescimento da barriga, para ter uma linda recordação, já que no dia a dia, mal olho para o espelho kkk.. 

Júlia estava se desenvolvendo e esticando para todos os lados, minha filha amada, sendo gerada com maior carinho e eu, mãe de primeira viagem, aos 43 anos, só poderia festejar esse êxito fazendo registros em lugares lindos pelo Rio de Janeiro.

Eu adoro curtir alguns lugares específicos da minha cidade, mas precisava dedicar o texto ao tema proposto (Jardim), então escolhi falar do Parque Guinle e do Jardim do Palácio do Catete.

Para quem mora nos bairros do Largo do Machado ou Catete, esses dois lugares são pontos de encontro das famílias com crianças pequenas, nos finais de semana e feriados, mas deixo como sugestão esses locais para turistas e moradores de outros bairros.

Esses dois lugares fazem parte do registro histórico da cidade:

O Parque Eduardo Guinle ou Parque Guinle 

Rua Gago Coutinho, 66 - Laranjeiras

Ele era os jardins do palacete de Eduardo Guinle, que foi empreiteiro e banqueiro brasileiro (1846-1914), projetado por um paisagista frances Gerard Cochet, mas que teve uma curadoria de Burle Marx. Quem ainda não conhece o sítio de Roberto Burle Marx, vale a pena conferir e programar esse passeio com a família, localizado em Barra de Guaratiba.

O paisagismo do parque é fantástico, com altos e baixos, lago com patos e ao fundo e três blocos residenciais, projetados pelo arquiteto Lucio Costa e tombados pelo Iphan desde 1986. O palacete Guinle hoje é o Palácio Laranjeiras, residência do Governador do Estado do Rio de Janeiro, que foi construído em 1920.



A imponência arquitetônica do local começa pelos portões de ferro com duas esculturas de leões, os guardiões da época. Hoje, a presença da polícia é constante para manter a segurança do local e da residÊncia do governador. 

O ponto negativo do local é não ter estacionamento, devido ao fato de que o projeto foi para uma residência e não para um parque público, por isso, sugiro a locomoção através do metrô do Largo do Machado, que fica bem perto do parque. 

O parque foi o cenário dos primeiros registros da barriga, quando eu estava com 5 meses de gestação. Pretendo voltar a fazer novos registros quando a Júlia estiver andando, correndo e pulando por todos os cantos.. kkk



Jardim do Museu da República (Palácio do Catete)

Rua do Catete, 153 - Glória

O jardim do palácio foi projetado pelo paisagista francês Auguste Glaziou, ocupando uma área de 24 mil metros quadrados, mas foi no projeto de Paul Villon, também paisagista francês, que acrescentou ao projeto canteiros, pontes, bancos, uma gruta artificial uma cascata, além do coreto para apresentações musicais.

Ele foi tombado pelo Iphan em 1938.

Uma delícia passear e esquecer da vida no jardim do Museu da República, que fica aberto ao público. Aos finais de semana, há programaçãp cultural para as famílias, além da feirinha de produtos naturais e artesões locais.


Você ainda pode circular pela brinquedoteca com crianças pequenas, cinema, livraria e restaurante.

O Palácio do Catete foi construído entre 1858 e 1867, antigo Palácio Nova Friburgo, construído pelo Barão de Nova Friburgo Antônio Clemente Pinto (fazendeiro de café e banqueiro) e projeto pelo arquiteto alemão Carl Friedrich (arquitetura neoclassica, inspirada nos palácios renascentistas de Veneza e Florença. Ele já foi sede da Presidência da República, no período de 1897 a 1960, e hoje Museu da República, que conserva mobílias presidenciais e itens do último presidente que morou nele: Getúlio Vargas.

Curiosidade: foi o primeiro lugar a ser iluminado por energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro, porque foi construído uma usina elétrica exclusiva e abastecida de carvão.

Eu sou agente de viagens e viabilizo a sua viagem com boas tarifas comerciais!

Contato: blog @ dani.tur.br

O blog está participando de uma publicação coletiva, cujo tema é Flores e Jardins, seguem os links abaixo:

1- Travel Tips Brasil - Explorando 1 Campo de Lavanda na Washington Island, Wisconsin


2- Destinos Por Onde Andei… - O lindo Jardim de Santa Bárbara em Braga, Portugal


3- Entre Mochilas e Malinhas - Como é o Olival em Cunha



Share

Dani Turismo

Post A Comment:

6 comments:

  1. Oi Dani, adorei sua seleção de jardins no Rio para ensaio de gestante. Esses lugares são lindos mesmo. Na época que estava grávida fiz poucos registros desse tipo e me arrependo. Parabéns vc tá linda nas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem?
      Fiz poucos registros da barriga, no dia a dia, porque estava a mil com a agência. Achei interessante marcar o crescimento da barriga através de ensaios fotográficos, para deixar registrado essa fase e ficou super bacana o resultado.
      Sim, os parques são belíssimos e vale muito a pena uma visita.

      Excluir
  2. Que encanto você com essa barriga redondinha, cheia de amor e o papai derretendo nestes cenários lindos do Rio de Janeiro.
    Adorei estar grávida, porém de um menino, Dani, é uma das melhores lembranças da minha vida.
    Seus registros estão muito lindos, que a vida seja repleta de jardins e flores junto com a filhota amada. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?
      A gente sempre amou fazer trilha, por isso, escolhemos jardins intimistas para fazer o registro da barriga. Muito obrigada! :-) Tomara que a Júlia goste também da natureza como os pais :-)

      Excluir
  3. Que lindos seus registros de gestante nesses jardins do Rio, Dani! Adoro essas dicas de morador, de lugares menos turísticos. Já não vou conseguir ir como gestante rsrs mas mesmo assim quero conhecer esses dois parques numa próxima oportunidade no RJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, tudo bem?
      Você vai amar conhecer esses dois jardins e sugiro que pegue metrô, porque o trânsito é meio caótico e difícil de estacionar o carro.
      Parque Guinle = metrô Largo do Machedo
      Palácio do Catete = metrô Catete
      Mas eles não são tão longe um do outro, que pode ser feito o trajeto a pé também.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br