Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Cozumel

Cozumel é uma ilha fantástica na Riviera Maya, no México. Veja como chegar, onde comer e o que fazer na ilha.


Se você ama visitar ilhas, então esse post é para você! Durante a viagem pela Riviera Maya, nós passamos por alguns lugares, com dicas já publicadas: Cancun e Playa del Carmen, e agora, eu falarei sobre a ilha de Cozumel, no México.

A logística para conhecer a ilha de Cozumel não é difícil. Você precisa de entender alguns detalhes para que possa escolher a melhor opção para a sua viagem. 

A ilha está localizada no Estado de Quintana Roo, habitada por quase 75 mil pessoas, possuindo 478km2 distribuídos em algumas regiões distintas: o centro, o litoral de dentro (protegido pelo continente), o litoral de fora (alto mar) e as reservas de preservação natural.


A fama de Cozumel começou pela vida marítima, sendo um dos principais pontos de mergulho registrado nas rotas internacionais. A diversidade de vida marinha é abundante no local: arraias, estrelas do mar, crustáceos, corais e peixes. Para ter uma noção como o lugar é impressionante, eu fiz um mergulho de snorkling, há poucos metros do raso e vi arraias, peixes, camarões e estrelas do mar. Impressionante!

Como chegar na ilha de Cozumel?

Para que você possa otimizar o seu tempo na ilha, primeiro, precisa analisar como gostaria de conhecer a ilha: a pé ou de carro. Essa escolha é importante, pois o porto onde sai a balsa não é o mesmo das lanchas rápidas. 

Se quiser ir a pé, a melhor maneira é pegar as lanchas rápidas no porto principal de Playa del Carmen. Há duas empresas marítimas que dominam as vendas de bilhetes para Cozumel: Transcaribe e Ultramar. Sugiro que compre os bilhetes de ida e volta, pelo menos, um dia antes da viagem, se estiver visitando a ilha na alta temporada.

Chegando em Cozumel, o porto de desembarque fica bem no centro comercial da ilha, com restaurantes, hospedagens centrais e lojinhas. A praia do centro não é boa, por isso, sugiro que pegue um taxi ou alugue um carro para circular na ilha. Já li vários relatos de que os carros não possuem uma boa manutenção, podendo ocorrer alguns transtornos durante a locação. Devido a isso, decidi pegar a balsa e entrar na ilha com o carro alugado em Cancun. 

Se a sua vontade é desbravar a ilha com o carro alugado no continente, então terá que ir até o porto Punta Venado, fora de Playa del Carmen, para pegar a balsa. Essa informação não é muito divulgada e ela foi descoberta somente quando nós já estávamos em Playa del Carmen. 


Os horários de saída em Punta Venado são mais restritos e você precisa sair com antecedência do centro de Playa del Carmen para não perder a balsa. O trânsito na via principal de Playa del Carmen é meio chatinho e com muitos sinais. Você precisa pegar a rodovia Chetumal-Cancun sentido Tulum. Quando as placas estiverem anunciando o parque Xcaret, fique alerta, pois só há uma placa mostrando o retorno para Punta Venado. 


Onde comer na ilha de Cozumel?

A maioria dos restaurantes fica localizada na parte central. Você pode encontrar boas opções de comida nos Beach Clubs também. Para quem vai passar somente um dia na ilha, sugiro que escolha um deles para frequentar uma boa praia com calma: infraestrutura com espreguiçadeira, banheiro, chuveiro e almoço. 


O que fazer na ilha de Cozumel?

Assim que você sai da zona central, vai perceber que as melhores praias são muradas. O que isso quer dizer? Que o acesso delas é privativo, onde você paga uma entrada para frequentar o terreno cercado. Isso acontece com as praias de areia e localizadas na parte protegida pelo continente, onde as águas são calmas e boa para as crianças. 

Já as praias do outro lado da ilha são possuem acesso livre. Não há muita infraestrutura nesse lado e quando há, são em pontos distintos, onde há moradia de local. Para quem gosta de uma espreguiçadeira e pedir petiscos, enquanto curte a praia, vale a pena parar nesses locais. 

Algumas sugestões de beach clubs no lado da ilha, com correntes marítimas calmas:

1-Playa Mia Gran Beach Park

2-Alberto’s Restaurants

3-Machi Cocom

4-Mr Sanchos Beach Club 

5-Playa Palancar Beach Club


Algumas sugestões do outro lado da ilha: 

1-Reggae Beach Bar: próximo a entrada do Farol 

2-Playa Chen Rio: ela possui uma melhor infraestrutura, para passar o dia. O acesso à praia é bem fácil e para conseguir uma espreguiçadeira, precisa consumir no restaurante Chen Rio. Nós chegamos no final do dia para curtir o pôr do sol. 


3-Parque Nacional Arrecifes de Cozumel: após passar a entrada para o farol Celarain, a estrada fica um pouco mais larga e têm algumas paradas para curtir as praias ou contemplar a natureza.


4-Punta Sur Eco Beach Park: propriedade privada, onde pode frequentar a praia El Cielo e ir até o Farol Celarain. Precisa pagar para entrar. 

5-Mirador San Martin 



Nós ficamos no último beach club com águas calmas: Playa Palancar! A condição de não pagar a entrada, é que haja um consumo mínimo no local. De todos os lugares que passamos, foi a praia que mais gostei: extensão boa de areia clara e fina, com ótima infraestrutura de espreguiçadeiras, banheiro, estacionamento, restaurante e bar. 

Nós ficamos numa espreguiçadeira bem próximo a água, que nos deu confiança de deixar a bolsa na areia enquanto mergulhávamos. Mesmo que você esteja num lugar aparentemente calmo e seguro, fique sempre de olho nos seus pertences pessoais. 

 

Os petiscos estavam ótimos e bem preparados. Aproveitamos para saborear as comidas típicas da região! Foi difícil dizer tchau! Ficamos quase o dia inteiro ali, mas ainda queríamos dar a volta na ilha para conhecer o outro lado e chegar a tempo de pegar a nossa balsa de volta para Punta Velado. 

Eu sou agente de viagens e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 
Contato: blog@dani.tur.br
Share

Dani Turismo

Post A Comment:

18 comments:

  1. Quanta coisa linda e atrativos naturais pra se fazer na ilha de Cozumel. Esperamos voltar logo pra Cancun e região pra curtir mais! Ótimas dicas, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deyse, tudo bem?
      Essa região da Riviera Maia é belíssima. Sugiro que fique, pelo menos, uma noite na ilha.

      Excluir
  2. Cozumel foi um dos lugares que eu mais gostei no Caribe mexicano!
    Fiz o passeio bate-volta, mas me arrependi de não ter planejado em passar pelo menos duas noites por lá!

    Ótimas dicas!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Murilo, tudo bem?
      Eu entendo muito bem o seu arrependimento, pois eu também fiz bate e volta e vale a pena se hospedar na ilha de Cozumel.

      Excluir
  3. Nossa, tenho muita vontade de conhecer Cozumel! Gosto de viajar devagar e acho que ia querer ficar uns dias só lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, tudo bem?
      Eu também gosto de curtir os lugares devagar. Mas como a nossa prioridade era desbravar o centro do estado para visitar as ruínas Maias, acabamos não colocando mais dias em Cozumel. Da próxima vez, ficarei uns 3 dias na ilha. :-)

      Excluir
  4. Todo lugar tem um Reggae bar e em Cozumel não seria diferente. Adorei as dicas e quero ir visitar em breve esse paraíso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, tudo bem?
      Verdade.. kkkk... sempre rola em lugares mais alternativos ou perto da natureza.

      Excluir
  5. Eu sou mergulhador profissional e tenho muita curiosidade de mergulhar em Cozumel. Espero poder usar essas dicas em breve, esse guia está super completo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?
      Você vai adorar mergulhar em Cozunel, onde é considerado um dos principais pontos de mergulho das Américas.

      Excluir
  6. Eu já tinha ouvido falar sobre Cozumel, mas não sabia nada sobre como chegar lá e o que visitar. Foi nesta visita que vc fez snorkeling? Fica muito caro? Adorei a Playa Palancar, queria um botãozinho de teletransporte para lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia, tudo bem?
      A ilha é tão rica em vida marinha, que você pode fazer snorkeling em qualquer lugar e por conta própria. Sempre sugiro que faça na face da ilha voltada para o continente, onde as águas são mais calmas, ok?
      Eu vi muitos peixes, camarão e até estrela do mar. Lindo demais!

      Excluir
  7. Eu ainda não conheço Cozumel mas só passei vontade lendo a matéria, ótimas dicas pra organizar a viagem, já salvei pra me planejar.

    ResponderExcluir
  8. Adorei visitar o México, mas não tive a oportunidade de visitar esta região! inda quero voltar e explorar a Riviera Maya. Cozumel certamente é um dos destinos prioritários.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Itamar, tudo bem?
      Quando for a Cozumel, aproveita para ficar dois noites, pelo menos, caso goste de mergulho.

      Excluir
  9. Cozumel é maravilhoso. Eu adorei. Visitei quando viajei no México durante um mês. Já faz alguns anos mas pelo que vi e li aqui continua lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, tudo bem?
      Se não ocorrer nenhum furacão ou tsunami, as ilhas acabam mudando muito pouco, em sua infraestrutura. Isso é ótimo, pois mantem a vegetação nativa, quase intacta.

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br