Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil
5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil


O tema "5 destinos maravilhosos pelo Brasil" leva a minha mente viajar para tantos lugares incríveis! 

Nesse post, eu falarei um pouco da minha experiência em 5 destinos nacionais, que transbordaramm o meu olhar com tanta beleza natural. 


1- Alter do Chão - Pará

Um destino inusitado, ainda pitoresco para quem vive nas regiões sul e sudeste do país. As passagens aéreas possuem uma tarifa mais elevada, por isso, para quem tem o desejo de conhecer Alter do Chão, no Pará, precisa se planejar com muita antecedência. 

Não há voos diretos saindo do sudeste e a malha aérea muda com muita frequência. O ideal é ter flexibilidade de datas, para que possa viajar com tranquilidade.

Um destino que já aparece com frequência nas capas de revistas e programas de turismo da tv, considerado como o Caribe Amazônico.

A estrada para chegar até Alter do Chão de Santarém é muito boa, facilitando a vida do turista que chega de avião no aeroporto de Santarém. Se você vai ficar somente em Alter do Chão, sugiro que contrate transfer, taxi ou pegue um ônibus. Não vale a pena alugar carro, porque a distância até Alter é pequena e os passeios são feitos de barco. 

Já foi a época em que o lugar foi uma vila de pescadores. Hoje em dia, pode encontrar hoteis e pousadas de diversos padrões de conforto. A associação dos barqueiros é bem organizada, onde o valor do passeio é o mesmo contratando na pousada ou direto no rio. 

Há saídas diárias de passeios e se você for em feriados, sugiro que já agende os passeios com a pousada, dias antes da chegada. 

A região é classificada como a cheia dos rios ou o período de seca. O verão e outono são os períodos de chuvas, onde os rios estão mais cheios e você acaba nao vendo muitos animais na beira dos rios ou curtindo a praia de rio. Em compensação, consegue fazer passeios onde o barco passa bem perto da copa das árvores, além de desfrutar a culinária e a cultura dos ribeirinhos. 

Eu e meu marido fomos em dezembro, onde os rios já estavam enchendo, mas ainda conseguimos curtir as praias de rio. 

O município é bem pequeno, então, a localização de sua pousada não fará muita diferença. Eu escolhi uma bem perto do rio, para otimizar o tempo, pois viajo sempre trabalhando com os afazeres da agência Dani Turismo, e tempo para mim é um item precioso. 

A maioria dos restaurantes se concentra na praça principal, onde há também barracas servindo lanches rápidos, além das lojas vendendo lembrancinhas e objetos de artesanato local. Se você gosta de comprar artesanato como eu, sugiro aproveitar os passeios até os ribeirinhos para obtê-los por um preço mais acessível. A curadoria das lojas em Alter do Chão é muito boa, mas paga-se bem por isso. 

Como o destino é distante de muitas regiões do Brasil, sugiro que fiquem, pelo menos, 4 noites, para aproveitar com calma as opções de lazer que o destino oferece.

Seguem algumas fotos de Alter do Chão

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil

Aproveito para deixar dicas do blog Danae Explore sobre Alter do Chão

2- Ilha do Marajó - Pará

Adoro visitar ilhas e a Ilha do Marajó era um destino bem curioso desde os tempos que eu assistia Globo Rural, onde divulgavam as fazendas de búfalos em Marajó.

Sim, há um centro urbano na ilha, aliás, alguns lugares bem definidos com casas de veraneio, pousadas e casas de locais. A grande questão de planejar a visita à ilha é qual será o seu meio de transporte.

Para quem prefere pegar uma lancha rápida, pode checar a programação de horários no cais de Belém, onde há saídas diárias de Belém até Soure, um lugar com melhor infraestrutura para o turista na ilha. 

Mas há outra opção, para quem aluga carro. Nós fomos para Salvaterra por causa da nossa logística de carro: a ida precisou ser bem planejada, pois a balsa não sai de Belém (de Icoaraci) e precisa madrugar na fila, pois a saída foi por volta das 6h da manhã. Compramos os ingressos antecipados da balsa na rodoviária de Belém, pois não sabíamos se o guichê da balsa estaria aberto tão cedo. 

Acabou sendo um cuidado extra na logística, pois o guichê funciona assim que os portões abrem para a entrada dos carros. Mas foi um facilitador, pois já entramos na fila dos carros com os ingressos, pois a entrada de veículos na balsa é muito rápida e quando você menos espera, eles já fecharam os portões. 

Atenção para os horários, para não perder um dia de viagem, caso não consiga pegar a balsa. 

Foi bem legal assistir o nascer do sol na balsa e curtir a primeira brisa da manhã navegando nas águas do Baía de Marajó.

A balsa atraca em Camará e aproveitamos para conhecer Monsarás, Joanes e Jubim, antes de chegar em Salvaterra. Nós poderíamos ter agendado hospedagem em Soure e acredito que seria a melhor opção para otimizar tempo, mas, todavia, entretanto... há uma balsa entre Salvaterra e Soure, que vira e mexe apresenta demoras na travessia. A nossa preocupação foi da balsa ter algum problema no dia da nossa volta para Camará e a gente perder a balsa. 

Para os desencanados e que não se preocupam tanto com isso, sugiro que fiquem em Soure, pois há mais opções de pousadas, além de estar mais perto das melhores praias da ilha. 

A nossa passagem foi breve, mas conseguimos curtir a vibe popular da ilha, além de experimentar a culinária tipica e conviver com os nativos nas praias. 

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil

Aproveito para deixar dicas do blog Lugares de Memória sobre a Ilha de Marajó

3- Jericoacoara - Ceará 

Um destino com um desenvolvimento incrível para receber o turista nacional e internacional. Impressionante a quantidade de gringos que encontrei em Jeri.

Acredito que a construção do aeroporto em Cruz fez com que a Vila de Jeri recebesse muitos grupos num curto período de tempo. Ainda há a dificuldade de atravessar o Parque Nacional de Jericoacoara, com seu famoso terreno arenoso, formando dunas temporárias, que se movimentam com a força dos ventos. 

Para quem vai para Jeri, precisa contratar transporte 4x4, desde o aeroporto de Cruz ou Fortaleza. Para quem prefere diminuir os custos na logística, pode pegar um ônibus na rodoviária de Fortaleza até Cruz e depois pegar o 4x4. Lembrando de que o aéreo para Fortaleza, saindo das regiões sul e sudeste, é tão caro quanto o para Cruz, então, vale mais a pena aterrissar em Cruz, há poucos quilômetros de Jeri. 

Pelo fato da vila receber muita gente, houve um grande investimento na hotelaria local, além da variedade de restaurantes e lojas. Para ter ideia, há uma Lojas Americanas em Jeri!

Se você está indo para Jeri e gostaria de ter uma ideia do que comer por lá, há um post sobre isso, sugerindo dicas de restaurantes.

A localização da pousada faz toda a diferença: cada vez mais perto da praça principal e praia, ela fica com um custo mais elevado. Mas vale a pena investir, porque não acho muito seguro pegar uma pousada distante, onde terá que andar mais por ruas menos movimentadas. 

Os passeios são descritos por Leste ou Oeste, sendo que há um entretenimento maior para o Leste, onde um dia de passeio acaba não sendo suficiente, ficando muito corrido e não aproveitando bem cada parada. 

Hoje em dia, há passeios privativos em 4x4 ou buggy e os coletivos, que podem ser marcados na sua pousada ou perto da praça principal. Mais informações, vocês podem entrar em contato com a agência Dani Turismo (contato@dani.tur.br) para ajudá-los na cotação dos pacotes. 

Seguem fotos de Jeri e dos passeios

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil


4- Cambará do Sul - Rio Grande do Sul

Achou que teria somente praia nesse post, não é?

Confesso que eu vou mais a praia do que para a serra, mas o retrato serrano também me encanta. Aproveitei a minha volta a Gramado, para conhecer melhor os parques naturais de Canela e novos destinos nos arredores.

A chegada em Cambará do Sul foi tranquila, mas encontrar o caminho correto, no Google Maps, para o nosso hotel foi desafiador, considerando que estava chovendo e com uma neblina pairando no ar. 

Nós ficamos no hotel Parador Casa da Montanha, para quem não conhece essa hospedagem espetacular nas montanhas, deixarei a minha experiência aqui.

O tempo era curto, porém, nós conseguimos aproveitar bem os dias para visitar dois lugares incríveis e instagramáveis: Cânion Itaimbezinho e Fortaleza.

Começamos a nossa expedição pelo Cânion Fortaleza, com a agência Coiote Adventurers do próprio Parador Casa da Montanha. A visita ao Fortaleza precisa ser bem planejada, pois ele recebe um forte sopro de vento vindo do mar, que carrega um denso nevoeiro cobrindo toda a paisagem. Sempre bom visitar com quem conhece bem a região e está antenado na metereolgia. Nós chegamos na hora certa! Caminhamos devagar pela trilha até a parte mais alta, com algumas paradas para fotos, e quando chegamos no topo, ainda tivemos tempo para apreciar a vista 360 graus, inclusive avistamos o mar lá de cima em direção de Torres (uma das praias mais famosas do Rio Grande do Sul). 

Em questões de segundos, a paisagem se transformou num nevoeiro denso, cobrindo toda aquela paisagem deslumbrante. Ufa! Missão cumprida!

No outro dia, foi a vez do Cânion Itaimbezinho, que fizemos por conta própria, pois há infraestrutura montada para receber os turistas, no Centro de Visitantes do Parque Nacional Aparados da Serra, como exposições de artistas, fotos da região e guias para orientar o visitante com algumas informações importantes, como: horários, segurança nas trilhas e melhores pontos de fotografia. 

Essa visita deu um gostinho especial de fazer a famosa trilha do rio do boi, que agendamos para o dia seguinte, quando sairíamos de Camabrá do Sul em direção ao litoral (Torres). Uma trilha intensa, com alguns obstáculos, como atravessar algumas corredeira do rio a pé. Tudo já planejado, mas não combinado com a metereologia do dia, pois na noite anterior da trilha caiu um dilúvio na região, onde a força da água inundou parte da trilha, criando uma correnteza, que seria difícil atravessar o rio numa 4x4, e impossível a pé. 

Essa aventura ficou guardada para uma nova oportunidade. Quem sabe quando a filha crescer e começar ter o gostinho de conhecer a natureza deslumbrante das regiões brasileiras com os pais?

 

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil

5- Bonito - Mato Grosso do Sul

O nome define plenamente a paisagem do lugar: uma pérola encravada no Pantanal.

A cidade em si não é impactante e para quem já foi, sabe que as belas paisagens estão localizadas nas fazendas particulares, que abrem as suas portas para o visitante entender um pouco da fauna e flora da região. 

Uma região banhada por rios, cachoeiras, trilhas, grutas e mergulhos. Para quem é amante dessas atividades terrestres e aquáticas, terá a chance de dias cheios de aventura e contemplação à natureza.

Para chegar em Bonito, saindo do sudeste, você pode pegar vôo para Campo Grande (capital do MS), com um custo mais em conta, ou para Bonito, otimizando tempo, mas pagando mais por isso. 

Vale muito a pena alugar o carro, se estiver vindo de Campo Grande, mas não acredito que seria interessante alugar um carro em Bonito, pois seria bem custoso, considerando que as agências locais vendem os pacotes de passeios com transfer incluso.

Veja as diversas opções de hospedagem com a agência Dani Turismo (contato@dani.tur.br), comparando preços, com forma de pagamento atrativo e de quebra, recebendo dicas de viagens. 

Eu e meu marido ficamos 7 dias em Bonito, sendo que alguns deles, tivemos que prorrogar passeios devido a chuvas. O tempo nessa região é uma incógnita, pois recebe influência dos ventos da Amazônia, Argentina e Bolívia. Numa semana, pode fazer uma calor absurdo, como também chover e fazer frio. Estejam sempre preparados, com um casaquinho, mesmo que a previsão do tempo diga que fará calor de 40 graus.

Há inúmeros passeios por lá, mas não aconselho essa viagem para quem tem dificuldade de locomoção, pois as trilhas são extensas, com escadas e altos e baixos. Nós escolhemos passeios diferentes para entender a dinâmica e nível de dificuldade: 

-Flutuação no Rio da Prata

-Trilha e mergulho apneia na Lagoa Misteriosa

-Boca da Onça

-Gruta do Lago Azul

-Boa cross no Parque Ecológico Rio Formoso

-Estância Mimosa

Escolhemos duas hospedagens em Bonito: uma na cidade, no hotel Marruá, e outra, numa fazenda próximo da cidade. Confesso que a estadia na fazenda foi bem tensa para uma visitante urbana, pois tivemos algumas situações inusitadas, como sendo quase atacada por uma aranha caranguejeira, não podendo sair à noite para a sede devido a um rastro de onça no local e com um caminho todo de terra de acesso ao local, que fica bem complicado em dias de chuva.

A parte boa foi que o rio estava logo ali, podendo mergulhar a vontade e aprecisar os cardumes circulando, além de que vimos famílias de macacos no cafë da manhã e um tamanduá bandeira gigante. 

5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil


Cada viagem com a sua aventura e o importante é vestir a energia correta para cada uma e ser feliz!


Eu sou agente de viagens e viabilizo a sua viagem com boas tarifas comerciais!

Contato: blog @ dani.tur.br

O blog Dani Turismo está participando de uma blogagem coletiva onde o tema é Destinos Maravilhosos. Compartilho com vocês os canais de todos os participantes dessa ação:

1- Dani Turismo - 5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil 

2- Entre Mochilas e Malinhas - Fazenda Histórica no Vale do Café: como é a visita à Fazenda Vista Alegre

3- Viajante Econômica - Oito cidades imperdíveis entre Frankfurt e Milão

4- Mulher Casada Viaja - Lugares para conhecer na França, inspirados por Emily in Paris 

5- Destinos Por Onde Andei… - 8 Destinos Maravilhosos na Itália 

6- Chicas Lokas na Estrada - Quais são as Maravilhas do Mundo que estão no Brasil?

 

Share

Dani Turismo

Post A Comment:

10 comments:

  1. Ainda não conheço nenhum desses destinos, bora aumentar a lista de desejos rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia, tudo bem?
      Qualquer dúvida sobre esses destinos, pode entrar em contato (contato@dani.tur.br)

      Excluir
  2. Você adivinhou, ahaha, eu bem achei que seria só praia na suas escolha de destinos maravilhosos pelo Brasil! Só conheço Jeri e Cambará desta tua lista, mas Bonito está na lista. País lindo, o nosso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, tudo bem?
      O Brasil está cheio de lugares lindos e uma exuberância natural fantástica.

      Excluir
  3. Da sua lista de destinos maravilhosos no Brasil, conheço apenas Bonito. Fiquei apaixonada pelo lugar quando conheci!! Quero muito conhecer a Ilha do Marajó... Como nosso país tem lugares incríveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem?
      Você vai amar conhecer os outros lugares, qualquer dúvida, pode enviar para o contato@dani.tur.br

      Excluir
  4. Adorei seus 5 Destinos Maravilhosos pelo Brasil, acredita que não conheço nenhum deles ainda? Amei as dicas, espero que sejam cortados em breve de minha listinha de destinos a conhecer. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, tudo bem?
      Adorei conhecer cada destino e fico à disposição para tirar dúvidas.

      Excluir
  5. Só conheço Cambará do Sul destes 5 destinos maravilhosos do Brasil. Os demais estão na lista. Alter do Chão deve ser lindo demais! Não vejo a hora de conhecer. Amei o post. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cecilia, tudo bem?
      O Brasil possui muitos destinos incríveis! Espero que possa conhecê-los em breve

      Excluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br